IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES

Autores/as

  • Ana Gabriela Pereira Gomes Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Jaciane Honório Veríssimo
  • Kamyla Félix Oliveira dos Santos
  • Cristiani Garrido de Andrade
  • Isabelle Cristinni Pinto Costa
  • Maria das Graças de Melo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.6922

Resumen

Estudo que teve como objetivo caracterizar a produção científica em periódicos online acerca do impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de mulheres. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da busca na base de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e na biblioteca da Scientific Eletronic Library Online, por intermédio dos descritores: “Incontinência urinária and qualidade de vida”, no período de 2008 a setembro de 2012, que possibilitou a identificação de 20 artigos. Para a análise dos dados, foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: avaliação da qualidade de vida de mulheres com incontinência urinária, as repercussões da incontinência urinária na qualidade de vida das mulheres e a intervenção multiprofissional como estratégia para reduzir o impacto na qualidade de vida de mulheres incontinentes. Assim, almeja-se que novas pesquisas sejam realizadas com fins de implementar intervenções específicas para essa população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Gabriela Pereira Gomes, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Enfermeira. gabi_gomess@hotmail.com

Jaciane Honório Veríssimo

 

2 Enfermeira. annyhonorio@hotmail.com

Kamyla Félix Oliveira dos Santos

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública. Pesquisadora do Grupo de Ensino e Pesquisas na Saúde do Adulto e Idoso (GEPSAI-UFPB).

Cristiani Garrido de Andrade

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética (NEPB-UFPB).

Isabelle Cristinni Pinto Costa

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Programa Saúde da Família (PSF). Membro do Núcleo Gestor em Enfermagem da FCM-PB.

Maria das Graças de Melo Fernandes

 

Enfermeira. Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UFPB.

Publicado

2014-03-20

Cómo citar

Gomes, A. G. P., Veríssimo, J. H., Santos, K. F. O. dos, Andrade, C. G. de, Costa, I. C. P., & Fernandes, M. das G. de M. (2014). IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES. Revista Baiana De Enfermagem, 27(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i2.6922

Número

Sección

Artículos de revisión