CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA QUE REGE A PROFISSÃO

Authors

  • Mayara Lima Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hayla Nathália dos Santos Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Suely Deysny de Matos Celino Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande
  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.21978

Keywords:

Ética, Ética em Enfermagem, Enfermagem, Código de ética

Abstract

Objetivo: compreender o conhecimento de profissionais de enfermagem sobre o código de ética que rege a profissão Método: a coleta de dados foi desenvolvida mediante entrevista semiestruturada realizada com enfermeiros assistenciais e enfermeiros docentes que atuam na rede de atenção à saúde do município de Campina Grande, localizado no estado da Paraíba, nordeste brasileiro, no primeiro semestre de 2014. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz da técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram as seguintes categorias: Significado da
ética profissional; Instrumento norteador da conduta ética de enfermagem e os seus princípios basilares; Proibições, direitos, deveres e responsabilidades expressos no código de ética; e Entidades reguladoras e instituições educacionais na construção da ética  profissional. Conclusão: a compreensão dos profissionais esteve relacionada às experiências e aos aspectos pessoais, bem como à cultura vigente e também a legislações e códigos aprovados para a categoria profissional.


Descritores: Ética. Ética em Enfermagem. Enfermagem. Código de ética.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-20

How to Cite

1.
Barbosa ML, Rodrigues HN dos S, Celino SD de M, Costa GMC. CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA QUE REGE A PROFISSÃO. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2017Dec.20 [cited 2025Sep.26];31(4). Available from: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/21978

Issue

Section

Original Article