EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM

Authors

  • Cristiane Trivisiol Arnemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Rosane Perico Lavich Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Lemos Mello Universidade Federal de Santa Maria.
  • Michele Raddatz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719

Abstract

Objetivo: analisar as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde vinculado a um Hospital de Ensino. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital de ensino. Os dados foram coletados por meio de análise documental e grupo focal com oito enfermeiras e submetidos à análise temática. Resultados: o processo educativo de enfermeiros perpassa por ações vinculadas à educação em saúde, como grupo de usuários e familiares, escuta à beira do leito, consulta de enfermagem, bem como ações de educação permanente, que estão vinculados a reuniões com profissionais, capacitações e encontros coletivos. Conclusão: as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente vinculado a um hospital de ensino são transversais à Educação Permanente em Saúde, por meio da educação em serviço e da educação em saúde.
Descritores: Enfermagem. Educação continuada. Educação em Saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Trivisiol Arnemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Toronto, em Toronto, Canadá pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde na UFRGS. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM). Participa do Grupo de Estudos Culturais na Educação em Saúde e Enfermagem (UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade. 

Claudia Rosane Perico Lavich, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva neonatal do HUSM. Especialização em Enfermagem Intensiva Adulto, pediátrica e Neonatal pela Centro universitário Franciscano- UNIFRA (2001); Especialização em Gestão da Clínica para Hospitais SUS pela Fundação Cabral - Hospital Sírio Libanês SP (2009); Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM (2013). Atuou como enfermeiro assistencial na UTI RN do Hospital Universitário de Santa Maria (1995 a 2006) exercendo cargo de chefia no período de 2002 a 2004; 2010 a 2012. 

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano e Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS. Coordenadora do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde" da UFSM/Santa Maria RS.

Amanda Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde. Atualmente é Doutoranda do PPGEnf/UFSM, linha de pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde da UFSM/Santa Maria (RS) sublinha Educação e Formação em Saúde. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro e Pesquisadora da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE-RS); Membro do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul.

Michele Raddatz, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho. Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC/RS). Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFSM/RS). Aluna da Pós-Graduação nível Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde pela UAB/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM/RS). 

Published

2018-07-24

How to Cite

Trivisiol Arnemann, C., Perico Lavich, C. R., Gomes Terra, M., Lemos Mello, A., & Raddatz, M. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719

Issue

Section

Original Article