AÇÕES DE AUTOCUIDADO NA SAÚDE ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Marjoriê da Costa Mendieta Universidade Federal de Pelotas
  • Eliana Buss Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Rosiely Costa Vargas Universidade Federal de Pelotas
  • Silvana Ceolin Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Kamila Dias Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.31799

Abstract

Objetivo: analisar publicações científicas para conhecer as ações de autocuidado em saúde realizadas no âmbito escolar. Método: trata-se de estudo tipo revisão integrativa. A busca foi realizada na Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Public Medline (PubMed). Resultados: totalizaram a amostra da revisão integrativa 25 estudos, todos da base de dados PubMed, que possibilitaram compreender as ações de autocuidado em saúde no âmbito escolar, por meio de três temas principais: ações e programas escolares com foco em doenças, metodologia das ações nas escolas e papel da enfermagem no autocuidado escolar. Conclusão: a análise das publicações demonstrou que a maioria das ações de autocuidado em saúde nas escolas foca em patologias, poucos estudos utilizaram metodologias ativas e levaram em consideração o contexto sociocultural do escolar, o que, por consequência, pode tornar as ações menos efetivas em longo prazo.


Descritores: Serviços de Saúde Escolar. Enfermagem. Autocuidado. Cuidados de Enfermagem. Educação em Saúde. Promoção da Saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marjoriê da Costa Mendieta, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Eliana Buss, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutoranda do PPGEnf/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Natália Rosiely Costa Vargas, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutoranda do PPGEnf/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Silvana Ceolin, Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM, Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo PPGEnf/UFPel e co-tutela pela Universidade de Alicante (Espanha).

Kamila Dias Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutoranda do PPGEnf/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora. Docente do PPGEnf/UFPel. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Published

2019-12-19

How to Cite

Mendieta, M. da C., Buss, E., Vargas, N. R. C., Ceolin, S., Gonçalves, K. D., & Heck, R. M. (2019). AÇÕES DE AUTOCUIDADO NA SAÚDE ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.31799

Issue

Section

Review