GUIA EDUCATIVO DE APOIO A FAMILIARES E CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42533Abstract
Objetivo: criar e validar um guia educativo como recurso tecnológico no apoio a cuidadores e familiares de idosos com Alzheimer. Método: pesquisa metodológica guiada pelo modelo de Pasquali para validação de conteúdo, desenvolvida em quatro etapas: revisão da literatura, na busca da síntese do conhecimento; construção da primeira versão e produção do guia educativo; validação de conteúdo por juízes-especialistas; construção da segunda versão. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com base no índice de concordância mínima de 80%. Revisão do guia para elaboração da versão final na quarta etapa. Estudo realizado em âmbito nacional, por meio digital, atingindo regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Resultados: participaram da validação 15 juízes-especialistas. O conteúdo do guia educativo obteve índice de validade de conteúdo global de 0,90 em uma única rodada. Conclusão: o guia educativo revelou-se adequado e válido como recurso tecnológico no apoio a familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer.
Descritores: Doença de Alzheimer. Assistência a Idosos. Qualidade de Vida. Estudo de Validação. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional.
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