COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA

Authors

  • Rochele Maria Zugno Universidade Federal do Rio Grande
  • Jamila Geri Tomaschewski-Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriela do Rosário Paloski Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-3391-2076
  • Danúbia Andressa da Silva Stigger Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-7206-5669
  • Rosemary Silva da Silveira Universidade Federal do Rio Grande
  • Graziele de Lima Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45552

Abstract

Objetivo: identificar as percepções de estudantes de graduação em enfermagem e medicina acerca das competências de segurança do paciente no processo de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado de setembro a novembro de 2019 com 24 estudantes de graduação em medicina e enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e analisados pela análise textual discursiva. Resultados: as percepções acerca das competências de segurança do paciente relacionaram-se à cultura de segurança, trabalho em equipe, comunicação efetiva, gerenciamento de riscos, otimização de fatores ambientais e humanos, e conduta diante de eventos adversos. Considerações finais: os estudantes possuem percepções satisfatórias em relação às competências de segurança do paciente na sua formação, no entanto, demonstraram fragilidades quanto ao conhecimento e sua aplicação na prática, principalmente na ação diante da ocorrência de erros.
Descritores: Segurança do Paciente. Educação Baseada em Competências. Estudantes de Enfermagem. Estudantes de Medicina. Educação Interprofissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-08-17

How to Cite

Zugno, R. M., Tomaschewski-Barlem, J. G., Paloski, G. do R., Stigger, D. A. da S., Silveira, R. S. da, & Dalmolin, G. de L. (2022). COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA. Revista Baiana De Enfermagem, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45552

Issue

Section

Original Article