DESCENTRALIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE TRATAMENTOS ESPECIAIS EM TUBERCULOSE

Autores/as

  • Daniela Wilhelm Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.
  • Mauricio Vieira Rodrigues Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Priscila Tadei Nakata Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Sabrina da Cunha Godoy Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.
  • Carine Raquel Blatt Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25134

Resumen

Objetivos: Discutir o processo de descentralização do acesso ao Sistema de Informações de Tratamentos Especiais em Tuberculose (SITETB) e caracterizar os pacientes notificados e tratados. Método: Estudo quantitativo realizado a partir das bases de dados do SITETB, no período de 2013 a 2016, no município de Porto Alegre, Brasil, realizado em quatro etapas: elaboração de fluxos, escolha das instituições contempladas com o acesso ao sistema, capacitação das equipes e monitoramento das notificações e acompanhamento dos casos. Resultados: O Sistema de Informações de Tratamentos Especiais em Tuberculose foi descentralizado para cinco centros de referência em tuberculose, nove hospitais gerais, e para o Presídio Central. A maioria dos pacientes notificados está na faixa etária economicamente ativa, são homens e maior predominância da forma pulmonar. Conclusão: A descentralização de sistemas de informação pode trazer desafios que exigem modificações nas relações de gestão e assistência envolvidas neste processo.

Descritores: Tuberculose, Assistência Integral à Saúde, Descentralização; Sistemas de Informação em Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Wilhelm, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

Enfermeira no Hospital Sanatório Partenon.  Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil. E-mail: daniela-wilhelm@saude.rs.gov.br.

Mauricio Vieira Rodrigues, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Porto Alegre/RS. Brasil.

Médico no Hospital Sanatório Partenon e no Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RS).  Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Priscila Tadei Nakata, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Enfermeira no Hospital Sanatório Partenon. Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Sabrina da Cunha Godoy, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Farmacêutica no Hospital Sanatório Partenon. Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE). Porto Alegre/RS. Brasil.

Carine Raquel Blatt, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional. Porto Alegre/ RS. Brasil.

 Professora Adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tutora da Residência Integrada em Saúde - Ênfase em Intensivismo (UFCSPA / IMSCPA). Professora do Programa de Pós Graduação em Hepatologia. Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional. 

Publicado

2018-04-03

Cómo citar

Wilhelm, D., Rodrigues, M. V., Nakata, P. T., Godoy, S. da C., & Blatt, C. R. (2018). DESCENTRALIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE TRATAMENTOS ESPECIAIS EM TUBERCULOSE. Revista Baiana De Enfermagem, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25134

Número

Sección

Artículos Originales