PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER COM HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE EQUIPE DE SAÚDE

Autores/as

  • Jeniffer Stephanie Marques Hilário Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Sabrina Pereira Lima Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Jaqueline Silva Santos Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).
  • Policardo Gonçalves Silva Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Geilton Xavier de Matos Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33374

Resumen

Objetivo: descrever as percepções de uma equipe de saúde sobre o protocolo de atenção à saúde das mulheres vivendo com HIV implantado no serviço escola. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 10 membros de um serviço escola de referência regional para HIV/Aids. O grupo focal foi utilizado para a coleta de dados. Os depoimentos da(o)s participantes foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: os temas construídos retrataram os impactos do protocolo na rotina do serviço de saúde e as contribuições da padronização para a atenção à saúde da mulher com HIV/Aids. A efetivação do protocolo foi compreendida como um processo contínuo que demanda envolvimento dos profissionais de saúde e reorganização de processos de trabalho. Conclusão: o protocolo implantado no serviço escola apareceu como uma ferramenta com potencial para facilitar o atendimento das mulheres cadastradas, com possíveis contribuições para a integralidade da assistência à mulher.


Descritores: Saúde da Mulher. Soropositividade para HIV. Protocolos. Qualidade da Assistência à Saúde. Integralidade em Saúde.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem Saúde Pública, Estudante de Pós-graduação, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. (035) 9 9236-0146.

Sabrina Pereira Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Graduação em andamento em Enfermagem, Estudante de graduação, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (035) 9 8433-5888.

Jaqueline Silva Santos, Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).

Enfermeira, Doutora em Ciências, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na Superintendência Regional de Saúde de Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (035) 9 8812-8496.

Policardo Gonçalves Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Enfermeiro, Mestre em Ciências na área de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Professor de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9744-8362.

Geilton Xavier de Matos, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Farmacêutico, Mestre em Ciências na área Química, Professor de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9250-0191.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Enfermeira, Pós-doutorado em Saúde Pública, Professora de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9135-7076.

Publicado

2020-02-03

Cómo citar

Hilário, J. S. M., Lima, S. P., Santos, J. S., Silva, P. G., de Matos, G. X., & Andrade, R. D. (2020). PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER COM HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE EQUIPE DE SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33374

Número

Sección

Artículos Originales