DELIRIUM E TEMPO DE PERMANÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33554

Resumen

Objetivo: analisar a associação entre delirium e tempo de permanência na Unidade de Terapia Intensiva. Método: estudo de coorte prospectivo conduzido na terapia intensiva de um hospital universitário de São Paulo, Brasil, entre outubro e dezembro de 2017. Participaram todos os pacientes acima de 18 anos. As variáveis independentes foram os dados clínicos, demográficos e o tempo de permanência. A variável dependente foi o delirium, medido pelo instrumento Confusion Assessment Method (ICU). Na análise dos dados, foi realizada a estatística descritiva, correlação de Spearman, teste V Cramer e o modelo de regressão logística para o teste de associação. Resultados: o delirium foi identificado em 48,5% dos pacientes graves e correlacionado com número de doses de medicamento e tempo de permanência. A condição de saída apresentou diferença significativa entre pacientes com e sem delirium. Conclusão: o tempo de permanência aumentou em quase 10,0% a chance de delirium na Unidade de Terapia Intensiva.

Descritores: Enfermagem. Unidades de Terapia Intensiva. Cuidados Críticos. Delirium. Tempo de Internação. Avaliação em Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina de Fáccio Azevedo, Hospital Regional de Presidente Prudente - HRPP; Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Residente em Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente/HRPP com a Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Ana Maria Silva Camargo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professora Mestre na Faculdade de Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Elaine Machado de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professora Doutora na Faculdade de Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-03-20

Cómo citar

de Fáccio Azevedo, A. C., Silva Camargo, A. M., & Machado de Oliveira, E. (2020). DELIRIUM E TEMPO DE PERMANÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33554

Número

Sección

Artículos Originales