EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A CRIANÇA/JOVEM/FAMÍLIA: NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35273Resumen
Objetivo: identificar necessidades de formação dos enfermeiros em Educação em Saúde para a criança/jovem/família. Método: pesquisa quantitativa aplicada a uma amostra de 311 enfermeiros que realizavam Educação em Saúde para a criança/jovem/família em dois centros hospitalares e dois agrupamentos de atenção primária da província de Trás-os-Montes e Alto Douro no segundo semestre de 2018. Resultados: entre os inquiridos, 84,9% (n=264) não seguia nenhum modelo/teoria de Educação em Saúde; 66,2% (n=206) não frequentou nenhuma formação no âmbito da Educação em Saúde nos últimos cinco anos; 98,7% (n=307) considerou que a formação em Educação em Saúde é importante para o seu desenvolvimento profissional; e 93,6% (n=291) referiu necessidade de formação específica no âmbito da Educação em Saúde, nomeadamente em “técnicas de comunicação” (50,5%; n=157) e “estratégias técnico-pedagógicas” (50,5%; n=157). Conclusão: os enfermeiros sentiam necessidade de formação em modelos/teorias, técnicas de comunicação e estratégias técnico-pedagógicas de intervenção na Educação em Saúde.
Descritores: Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Enfermagem. Saúde da Criança. Saúde do Adolescente.
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