PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36782

Resumen

Objetivo: analisar as evidências científicas nacionais e internacionais que abordam a percepção de estudantes de enfermagem sobre a atuação do(a) enfermeiro(a) na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de revisão integrativa utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e análise realizada por Estatística Textual Clássica e Classificação Hierárquica Descendente das conclusões ou considerações finais, utilizando o software IRAMUTEQ®. Resultados: foram selecionados 5 artigos dos 83 encontrados, e a análise resultou em três classes: Escassez de enfermeiros(as) para atuarem na Atenção Primária à Saúde; Formação universitária vinculada à Atenção Primária à Saúde; e Percepção dos estudantes sobre a profissão de enfermagem. Conclusão: o processo de formação e/ou produção do conhecimento em enfermagem ainda vincula a profissão a características subjetivas, apontando para a necessidade de avançarmos na direção de uma enfermagem pautada em evidências. Observou-se ainda a escassez de estudos primários abordando a temática dessa produção.

Descritores: Estudante de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Enfermagem. Revisão.

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Biografía del autor/a

Pablo Ramon Rodrigues Freitas Ramos Carloni, Universidade Federal de São Carlos

Estudante do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Membro dos grupos de estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (GEPPS - UFSCar).

Amanda Caetano dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Estudante do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Membro dos grupos de estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (GEPPS - UFSCar).

Flávio Adriano Borges, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/2009) e Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2012). Mestre em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2013). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP/2017). Atualmente, é Professor Adjunto A1 do Departamento de Enfermagem da UFSCar na área de Saúde Coletiva. Membro dos Grupos de Estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (UFSCar). Participa da Rede Internacional "Recherche Avec", que inclui membros do Brasil, México, França e Canadá, coordenado por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - França) e Marguerite Soulière (Université de Ottawa - Canadá). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente em Saúde, Análise Institucional, Atenção à Saúde da População LGBTQI+.

Publicado

2020-11-25

Cómo citar

Carloni, P. R. R. F. R., dos Santos, A. C., & Borges, F. A. (2020). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36782

Número

Sección

Artículos de revisión