USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE

Autores/as

  • Graziele Ribeiro Bitencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9130-9307
  • Andreia Fabia de Melo Ferreira Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9952-719X
  • Maria Helena de Souza Praça do Amaral Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7187-9206
  • Stella Maris Gomes Renault Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-6908-3364
  • Jaqueline Olimpio da Silva Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-3327-2160
  • Katerine Moraes dos Santos Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2064-5207

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36844

Resumen

Objetivo: refletir sobre o uso de indicadores na avaliação da qualidade do serviço de educação permanente. Método: estudo descritivo, tipo análise reflexiva da literatura, à luz dos pilares da qualidade. Resultados: a avaliação da qualidade do serviço de educação permanente remete ao monitoramento dos indicadores associados à frequência dos profissionais nas atividades propostas, abandono na sequência dos treinamentos e satisfação com as atividades. Outros indicadores são relacionados ao próprio serviço de educação permanente, mediante o monitoramento da taxa de cancelamento das ações, tempo médio de capacitações e o valor investido no planejamento das ações. Dessa forma, a avaliação dos indicadores com base nos pilares da qualidade de eficácia, efetividade, eficiência, aceitabilidade, legitimidade e equidade pode auxiliar no planejamento e na análise dos treinamentos ofertados. Conclusão: o uso de indicadores na educação permanente favorece a análise retrospectiva e prospectiva das atividades por meio dos próprios profissionais e do serviço de educação permanente.

Descritores: Educação Permanente. Processo de Trabalho. Serviços de Saúde. Indicadores de Serviços. Gestão em Saúde.

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Biografía del autor/a

Graziele Ribeiro Bitencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora assistente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e enfermeira do Hospital Universitário Gaffree e Guinle/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Andreia Fabia de Melo Ferreira, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Maria Helena de Souza Praça do Amaral, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Stella Maris Gomes Renault, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jaqueline Olimpio da Silva, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Katerine Moraes dos Santos, Hospital Universitário Gaffree e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestrado. Hospital Universitário Gaffree e Guinle / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2020-11-25

Cómo citar

1.
Bitencourt GR, de Melo Ferreira AF, Praça do Amaral MH de S, Renault SMG, da Silva JO, dos Santos KM. USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO DOS PILARES DA QUALIDADE. Rev. baiana enferm. [Internet]. 25 de noviembre de 2020 [citado 26 de septiembre de 2025];35. Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/36844

Número

Sección

Reflexión