USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37136

Resumen

Objetivo: identificar os aplicativos móveis disponíveis para o ensino de exame-físico e procedimentos de enfermagem e como estes têm contribuído com o processo de ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura, realizada em abril de 2020, conforme protocolo pré-definido e recomendações PRISMA. Resultados: os aplicativos Oiva®, Vital Easy®, Whatsapp®, Facebook® e e-mails foram identificados como utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, contribuindo com maior interação entre estudantes e professores, esclarecimento de dúvidas e como fonte de informação para consultas. Conclusão: a utilização de aplicativos móveis é pertinente no processo de ensino-aprendizagem na graduação de enfermagem, por oportunizar a troca de experiências e informações entre indivíduos pertencentes a diferentes realidades, ampliando o acesso ao conteúdo, possibilitando o engajamento, limitando barreiras geográficas e adequando-se a realidades específicas.

Descritores: Aplicativos Móveis. Exame Físico. Educação em Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Ribeiro dos Santos, Universidade Regional do Cariri

acadêmico de Enfermagem, Universidade Regional do Cariri

Luciano Gualberto Soares, Universidade Regional do Cariri

acadêmico de Enfermagem, Universidade Regional do Cariri

Lucas Dias Soares Machado, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Especialista com residência em saúde coletiva. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente dos cursos de enfermagem e educação física da Universidade Regional do Cariri.

Nayara Santana Brito, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, professora da Universidade Regional do Cariri

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva, professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2020-11-24

Cómo citar

Santos, T. R. dos, Soares, L. G., Machado, L. D. S., Brito, N. S., Palácio, M. A. V., & Silva, M. R. F. da. (2020). USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37136

Número

Sección

Artículos de revisión