AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELOS USUÁRIOS: QUESTÃO DE CODADANIA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v18i1.3876Palabras clave:
Avaliação, Serviços de Saúde, CidadaniaResumen
Estudos sobre avaliação em serviços de saúde discutem a problemática que é incorporada a satisfação dos usuários a estes serviços, pois eles podem desejar que se faça o que não seria correto do ponto de vista ético, embora reconheçam sua validade. A década de 90 marcou o apogeu das medidas de avaliação da satisfação de usuários, no contexto da expansão dos Programas de Qualidade no setor empresarial e sua implantação em serviços de saúde. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir as diferenças entre satisfação de usuários/cidadãos e clientes/consumidores em serviços de saúde, à luz das mudanças que estão sendo introduzidas nesses serviços, e identificar a relação entre os diferentes graus de implantação do Programa de Qualidade Total (PQT) nos serviços municipais de saúde, a satisfação dos usuários e o entendimento de cidadania. Para tanto, apresenta-se, inicialmente uma revisão de literatura sobre as diferenças entre usuário/cidadão e cliente/consumidor e o significado da satisfação de usuários, contextualizando o desenvolvimento dos estudos de avaliação sobre o tema. Na seqüência são discutidos os resultados do estudo empírico sobre satisfação de usuários, realizado em dois períodos de gestão pública municipal (1993-96 e 1997-2000), com 4.805 usuários dos serviços de saúde nos quais fora implantado o PQT. Conclui-se que a avaliação dos usuários em relação aos serviços demonstra a sua capacidade de perceber as mudanças e que é no cotidiano, no real concreto, que estão as oportunidades de aprendizagem coletiva. E ainda que a incorporação de terminologias como cliente e consumidor, nos serviços de saúde, em nada ajuda para aumentar o entendimento dos usuáriosda saúde enquanto um direito de cidadania.Descargas
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