VIOLÊNCIA CONJUGAL: DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v21i1.3908Palabras clave:
Violência conjugal, Profissionais de Saúde, Assistência à saúdeResumen
Diante da complexidade e extensão da violência doméstica no âmbito conjugal, há uma preocupação dos pesquisadores com a temática e discussão para articular violência e saúde. Tais estudos evidenciam que, embora as mulheres busquem mais os profissionais de saúde e, em especial, os que atuam nos serviços de emergência, devido às lesões físicas, nem todos estabelecem a relação entre a identificação das lesões e o contexto violento, no qual foram produzidas. Este estudo tem como objeto as representações sociais de profissionais de saúde acerca da assistência à mulher em situação de violência conjugal e como objetivo analisar as representações destes profissionais sobre esta temática. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais. O espaço do estudo foi a Unidade de Emergência de um Hospital Público da cidade de Salvador (BA). Os sujeitos foram: profissionais de saúde de nível superior (enfermeiras, médicos e assistentes sociais) e profissionais de saúde de nível médio (auxiliares de enfermagem). Para captação dos dados, utilizou-se a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Na análise destes dados utilizou-se a análise temática de Bardin. Os resultados evidenciaram que o setor de emergência, para os profissionais de saúde, é um espaço apenas para a identificação e o tratamento das lesões, não sendo responsabilidade deles “olhar” os aspectos da subjetividade que favoreçam trazer as causas da lesão como uma possibilidade de violência. Para eles, a violência diz respeito apenas a profissionais como assistente social e psicólogo, bem como aos aspectos jurídicos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
MODELO DE DECLARACIÓN DE DERECHO DE AUTOR
ESCUELA DE ENFERMERÍA
PROGRAMA DE POS-GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA
Universidade Federal da Bahia
La Coordinación Editorial
Revista Bahiana de Enfermería
CARTA DE CONSENTIMIENTO PARA PUBLICACIÓN, TRANSFERENCIA DE LOS DERECHOS DE AUTOR Y DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Declaramos que, en caso de aceptación del manuscrito _____________________________, concordamos con la transferencia de todos los derechos de autor para la Revista Bahiana de Enfermería, vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier otra parte o medio de divulgación, impresa o electrónica, sin que la autorización, previa y necesaria, sea solicitada y, si es obtenida, haremos constar el competente agradecimiento a la Revista Bahiana de Enfermería.
Declaración de responsabilidad
- "Certifico que participé suficientemente de la autoría del manuscrito para hacer pública mi responsabilidad por el contenido."
- "Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni este manuscrito, en parte o en la íntegra, y ni otro trabajo con contenido substancialmente similar, de mi autoría, fue publicado o está siendo considerado para publicación en otra revista, ya sea en el formato impreso o electrónico."
- "Asumo total responsabilidad por las citas y referencias utilizadas en el texto, así como sobre los aspectos éticos que implican a los sujetos del estudio."
- "Certifico que, si es solicitado, otorgaré o cooperaré en la obtención y suministro de datos sobre los cuales el manuscrito está basado, para examen de los editores."
Firma del (o)s autora(e)s:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
Salvador, ___ de ________ de _____.