INTEGRALIDADE NA REABILITAÇÃO FÍSICA: VISÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS PARA SEU ALCANCE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44235

Resumen

Objetivo: analisar as dificuldades e estratégias para o alcance da integralidade do cuidado na reabilitação física. Método: estudo fundamentado na Hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e analisados pelo Método de Interpretação dos Sentidos. Participaram 24 profissionais de um Centro de Reabilitação, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Resultados: emergiram cinco categorias: a compreensão da saúde como direito universal; a formação profissional; o trabalho em equipe multiprofissional; a participação do paciente como protagonista no processo de cuidado; as estratégias para o alcance da integralidade. As dificuldades para o alcance da integralidade na reabilitação física estão relacionadas ao usuário, ao cuidar e à gestão e as sugestões de melhoria indicam a importância de reflexão da prática para estruturação de cursos e treinamentos. Conclusão: as dificuldades e as estratégias de superação apontam para possíveis caminhos comunicativos com a participação dos atores envolvidos, que poderá possibilitar a integralidade.


Descritores: Integralidade Em Saúde. Assistência Integral à Saúde. Reabilitação. Equipe de Assistência ao Paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Carolina de Castro Boscateli, Faculdade de Medicina de Marília

Graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília (2008), Pós-graduação Lato Sensu em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade da Alta Paulista (2011), Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014), Pós-graduação Lato Sensu em Estética Avançada pela Universidade de Marília (2019) e Mestrado em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília (2017). Atualmente é enfermeira e coordenadora assistencial Centro de Reabilitação Lucy Montoro Unidade Marília, desde 2014.

Antonio Henrique Rodrigues dos Passos, Faculdade de Medicina de Marília

Médico. Doutor em Medicina e Ciências da Saúde. Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3038-6608.

Maria José Sanches Marin, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Pós-Doutora em Ciências da Saúde e Enfermagem. Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6210-6941

Luís Carlos Paula e Silva, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva. Diretor Administrativo da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8723-4640.

Marcio Mielo, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Docente da Faculdade de Medicina e Enfermagem e Superintendente Assistencial da Santa Casa de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0220-4480

Elza de Fátima Ribeiro Higa, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5772-9597.

Publicado

2022-11-07

Cómo citar

Castro Boscateli, P. C. de, Rodrigues dos Passos, A. H., Sanches Marin, M. J., Paula e Silva, L. C., Mielo, M., & Ribeiro Higa, E. de F. (2022). INTEGRALIDADE NA REABILITAÇÃO FÍSICA: VISÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS PARA SEU ALCANCE. Revista Baiana De Enfermagem, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44235

Número

Sección

Artículos Originales