AÇÃO EDUCATIVA: UMA PERSPECTIVA PARA HUMANIZAÇÃO DO PARTO?

Autores/as

  • Lucineide Frota Bessa
  • Marli Villela Mamedi

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v24i1,2,3.5699

Resumen

O objeto de estudo é a ação educativa no contexto de resgate à humanização da assistência obstétrica, contemplada no projeto Maternidade Segura. O trabalho tem como objetivo analisar as relações que a mulher estabelece entre a sua experiência no processo parturitivo e o processo educativo. É de cunho qualitativo e foi realizado em uma maternidade do interior paulista. A amostra constituiu-se de mulheres que estavam sendo acompanhadas a partir de 36 semanas de gestação. Ainda foram observados no processo de coleta, acompanhantes e profissionais de saúde. A análise do conteúdo dos depoimentos permitiu apreender-se que as mulheres reconhecem condutas que humanizam e desumanizam a assistência, que são capazes de modificar percepções para fortalecer o cuidado de si e de sugerir mudanças tanto no âmbito assistencial como educativo para a melhoria dos serviços, tendo em vista a humanização.

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Publicado

2012-02-07

Cómo citar

1.
Bessa LF, Mamedi MV. AÇÃO EDUCATIVA: UMA PERSPECTIVA PARA HUMANIZAÇÃO DO PARTO?. Rev. baiana enferm. [Internet]. 7 de febrero de 2012 [citado 26 de septiembre de 2025];24(1,2,3). Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5699

Número

Sección

Artículos Originales