CUIDADO EDUCATIVO COMPARTILHADO: ESTRATÉGIA DE AÇÃO DA ENFERMAGEM JUNTO A USUÁRIOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Autores

  • Christiany Moçali Gonzalez Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maria Luiza de Oliveira Teixeira Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Elen Martins da Silva Castelo Branco Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.17536

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Insuficiência Renal Crônica, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivos: descrever os saberes e as práticas dos usuários com insuficiência renal crônica sobre o cuidado do cateter venoso para hemodiálise e discutir as contribuições desses saberes e práticas nos cuidados educativos de enfermagem. Método: pesquisa convergente-assistencial. Participaram 12 usuários com doença renal crônica submetidos à terapia renal substitutiva do tipo hemodiálise, por meio de cateter venoso de curta ou de longa permanência. Realizaram-se entrevistas individuais. A análise foi de conteúdo temático. Resultados: os resultados trazem à discussão o impacto do cateter na vida do usuário, com influências nas atividades básicas e instrumentais de vida diária. Conclusão: o diálogo possibilitou a reflexão sobre a construção e reconstrução de saberes e práticas voltados aos cuidados com o cateter venoso para hemodiálise e também, por meio da educação em saúde, a articulação entre a experiência da vida prática e os conhecimentos científicos, proporcionando ao usuário a possibilidade de ser sujeito protagonista do cuidado.

Descritores: Enfermagem. Educação em saúde. Insuficiência renal crônica. Cuidados de enfermagem.

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Biografia do Autor

Christiany Moçali Gonzalez, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora da CCIH - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Luiza de Oliveira Teixeira, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ

Elen Martins da Silva Castelo Branco, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Publicado

2017-10-24

Como Citar

Gonzalez, C. M., Teixeira, M. L. de O., & da Silva Castelo Branco, E. M. (2017). CUIDADO EDUCATIVO COMPARTILHADO: ESTRATÉGIA DE AÇÃO DA ENFERMAGEM JUNTO A USUÁRIOS COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.17536

Edição

Seção

Artigo Original