MÃE E FILHO NO CÁRCERE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Denise Santana Silva dos Santos Universidade do Estado Da Bahia - UNEB Departamento de Ciências da Vida
  • Tânia Christiane Ferreira Bispo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22130

Palavras-chave:

Relação mãe-filho, Prisões, Recém-nascido, Criança.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca da relação mãe e filho no contexto de privação de liberdade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura, orientada pelos descritores “relação mãe-filho”, “prisões”, “recém-nascido” e “criança”. Foram acessadas seis bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e selecionados 13 artigos que aderiam à temática e aos critérios de inclusão. Os dados foram analisados e apresentados em categorias. Resultados: após a análise foram delineadas três categorias: vivenciando a maternidade no ambiente hostil da prisão, relação mãe-filho e formação do vínculo no cárcere e sofrimento psíquico da separação do binômio. Conclusão: a produção científica acerca da relação mãe e filho no contexto de privação de liberdade mostra que é necessária maior atenção à mulher que vivencia a maternidade em situação de privação de liberdade, tendo em vista que o ambiente da prisão tem fortes implicações para o estabelecimento da relação mãe-filho e para a formação do vínculo nesse binômio.
Descritores: Relação mãe-filho. Prisões. Recém-nascido. Criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Santana Silva dos Santos, Universidade do Estado Da Bahia - UNEB Departamento de Ciências da Vida

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da EEUFBA. Especialista em Neonatologia pelo Programa de ResidÊncia Multiprofissional em Saúde da universidade do estado da Bahia (UNEB). Professora da disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente na Alta e Média Complexidade - UNEB.

Tânia Christiane Ferreira Bispo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Enfermeira. Pós-doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA- ISC/UFBA. Professora da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Salvador, Bahia, Brasil. Salvador (BA), Brasil.

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Santos, D. S. S. dos, & Bispo, T. C. F. (2018). MÃE E FILHO NO CÁRCERE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22130

Edição

Seção

Revisão