EMPODERAMENTO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DAS VULNERABILIDADES E DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36399Resumo
Objetivo: compartilhar a vivência de um círculo de cultura sobre empoderamento no contexto das vulnerabilidades em saúde e das práticas de enfermagem. Método: relato de experiência, envolvendo docentes e discentes de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Realizou-se o círculo de cultura, com utilização de caça-palavras, vídeos musicais, confecção de conceitos sobre empoderamento no contexto das mulheres, indígenas e negros, percorrendo as etapas do itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Resultados: os participantes demonstraram conhecimento dos pressupostos freireanos, destacando a relevância do empoderamento, constituído pelo processo dinâmico de conscientização. Nas situações de vulnerabilidades em saúde, o enfermeiro age em prol do empoderamento dessas populações, por meio de atividades educativas e emancipatórias, baseando-se nas condições de saúde e realidade desses públicos. Conclusão: o círculo de cultura promoveu a reflexão-ação-reflexão sobre as situações de vulnerabilidade em saúde e também sobre a práxis da enfermagem.
Descritores: Empoderamento. Vulnerabilidade em Saúde. Enfermagem. Educação em Saúde. Educação em Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).