IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM CONSTRUÇÃO: CONJECTURAS SOBRE A ENFERMAGEM NO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42883

Resumo

Objetivo: compreender as percepções dos profissionais de enfermagem em relação aos possíveis desfechos decorrentes da pandemia da COVID-19 para a profissão. Método: estudo de abordagem qualitativa, fundamentada na História Oral, mediante entrevista e aplicação de um questionário socioeconômico/profissional, realizado na unidade de internação de uma instituição de saúde de grande porte, localizada no município de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Resultados: foram extraídas das entrevistas duas categorias relevantes: Crença no fortalecimento da enfermagem no pós-pandemia e Descrença na melhora da imagem da enfermagem no pós-pandemia. Considerações Finais: as identidades profissionais são construídas mediante as interações sociais entre o eu (indivíduo) e o outro (grupos sociais e institucionais). Esta interação é marcada por conflitos que resultam na reconstrução desta identidade e com possíveis reflexos na prática profissional.

Descritores: História da Enfermagem. Enfermagem. Construção Social da Identidade. Identidade Própria. Crise de Identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Maria Hagopian, Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Enfermeira. Doutora pelo programa de pós graduação em Enfermagem do departamento de orientação profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental pelas Faculades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem pelas Faculades Santa Marcelina. Graduação em Enfermagem pela Faculade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fábio Soares Melo, Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Doutorando do Programa de Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Mestre em Ciências, área Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Genival Fernandes de Freitas, Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Professor Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Viviane Barrére Martin Taffner, Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Mestrado e Graduação pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Margarete Maria Rodrigues, Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Mestre em Ciências, área Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Marcus Vinícius de Lima Oliveira, Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).

Doutorando do Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências, área Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Hagopian, E. M., Melo, F. S., Freitas, G. F. de, Taffner, V. B. M., Rodrigues, M. M., & Oliveira, M. V. de L. (2021). IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM CONSTRUÇÃO: CONJECTURAS SOBRE A ENFERMAGEM NO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42883

Edição

Seção

Artigo Original