PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores/as

  • Evanilza Maria Marcelino Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Priscilla Maria de Castro Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fabíola de Araújo Leite Medeiros3 Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB (UEPB)
  • Josefa Raquel Luciano da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ricardo Alves de Olinda Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB (UEPB)
  • Ana Cláudia Torres de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45832

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Envelhecimento, Depressão, Epidemiologia, Enfermagem

Resumen

Objetivo: analisar a prevalência de sintomas depressivos e as condições de saúde em idosos atendidos na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa observacional do tipo transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 130 idosos de um município brasileiro. Coleta de dados ocorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, utilizando Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e questionário, contemplando dados sociodemográficos. Resultados: prevalência de sintomas depressivos presentes em 78 idosos (63,1%). As variáveis independentes associadas foram: sexo feminino, idade entre 60 e 69 anos, renda mensal de 1 a 3 salários-mínimos, maior que nove anos de escolaridade, domínio mental e físico com risco, com mais de três doenças autorreferidas e mais de cinco medicamentos utilizados. Conclusão: a alta prevalência de sintomas depressivos na população idosa estudada requer investimento em ações de prevenção, atentando para a necessidade de práticas que promovam o envelhecimento ativo e a satisfação com a vida.
Descritores: Saúde do Idoso. Envelhecimento. Depressão. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evanilza Maria Marcelino, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2020). Atualmente, Enfermeira na Unidade Materno Infantil Integrada no munícipio de Equador-RN. Especializando-se na pós-graduação em Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade FAVENI. Especializando-se em Urgência, Emergências e UTI pela CISCE-PB. Ex-Integrante do Programa de Educação Tutorial em Fitoterapia Conexões e Saberes (2017). Ex-monitora da disciplina em Saúde do Idoso pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (2019).

Priscilla Maria de Castro Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Adjunta III e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (CCBS/UFCG). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Mestre em Enfermagem pelo PPGENF/UFPB. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FIP. Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É Terapeuta Comunitária e desenvolve TCI nos diferentes contextos populacionais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Comunitária e Mental, de Saúde Mental e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária do PPGENF/UFPB e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva do CCBS/UFCG.

Fabíola de Araújo Leite Medeiros3, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB (UEPB)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutora com Estágio Pós-doutoral em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Atualmente é docente da Universidade Estadual da Paraíba e trabalha como professora efetiva do Departamento de Enfermagem, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Psicologia da Saúde e professora colaboradora da Universidade Aberta à Maturidade. Atual Coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem da UEPB. Pesquisadora na área de saúde, dentre as linhas de pesquisa: Cuidado em Saúde e Enfermagem e Processos Psicossociais da Saúde. Atua com experiência nos temas: Envelhecimento humano, Modelos de Atenção à Saúde, Humanização da Assistência, Processo de Enfermagem, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Práticas Integrativas Complementares e Cuidados Paliativos, com ênfase na saúde do adulto e do idoso. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidado do Idoso e Processo de Enfermagem (GEPCIPE).

Josefa Raquel Luciano da Silva , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família pelo Fundo Municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem e do NUPESC - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva. Integrou do Programa de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes: FITOTERAPIA: Do Conhecimento Popular à Comprovação Científica.

Ricardo Alves de Olinda, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB (UEPB)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008) e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Estatística, professor do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, professor do quadro permanente do Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Câmpus de Rondonópolis, foi membro do Grupo de Estudos em Seguros e Riscos GESER da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, atuou no núcleo de modelagem quantitativa. Revisor dos periódicos: Revista Ciência Agronômica (UFC. On-line), Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Revista Agroambiente (UFRR. On-line), Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (RBPV), Revista Ciência e Natura, Revista Principia e Revista Brasileira de Biometria (RBB). Líder do grupo de pesquisa estatística aplicada e computacional da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos temas de estatística espacial, extremos espaciais, teoria de valores extremos, planejamento e análise estatística de experimentos e estatística multivariada

Ana Cláudia Torres de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG)

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2008), Mestrado (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB) com realização de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo pelo Projeto PROCAD da UFPB/EERP-USP. Possui Doutorado (2014) na Área de concentração: Cuidado em Enfermagem e saúde. Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPGENF/UFPB no período (2014-2016), como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), atuando como docente colaboradora do PPGENF/UFPB. É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem NUPESEN/UFCG e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva NUPESC/UFCG. Atua como membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica - DCEG da ABEn PB e no Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) selecionado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC. É Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Enfermagem - UAENF/CCBS/UFCG, Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Conselheira Titular da Câmera Superior de Pós-Graduação da UFCG. Tem experiência na área de ensino e pesquisa na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, sistemas de classificação em enfermagem, estudos de validação, Sistematização da Assistência de Enfermagem, processo de envelhecimento e saúde do idoso.

Publicado

2021-12-07

Cómo citar

1.
Maria Marcelino E, Maria de Castro Silva P, de Araújo Leite Medeiros3 F, Raquel Luciano da Silva J, Alves de Olinda R, Cláudia Torres de Medeiros A. PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Rev. baiana enferm. [Internet]. 7 de diciembre de 2021 [citado 26 de septiembre de 2025];36. Disponible en: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45832

Número

Sección

Artículos Originales