O CURRÍCULO DE ENFERMAGEM DA UFBA E O SUS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.5003Palavras-chave:
currículo de enfermagem, modelo assistencial, SUSResumo
A construção do Sistema Único de Saúde como proposto pelo movimento da Reforma Sanitária Brasileira implica em mudança do modelo médico-assistencial, até então hegemônico, para um modelo voltado para o enfrentamento dos problemas e atendimento das necessidades de saúde da população. Tais mudanças requerem novas práticas profissionais e processos de formação profissional direcionados para o novo modelo de atenção, o que levou à indagação sobre a direcionalidade do currículo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Esse estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e a estrutura do currículo da EEUFBA, no período de 2002 a 2007. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantiqualitativa, assumindo como dimensões de análise o conteúdo curricular e a estrutura curricular. As fontes de dados foram as grades curriculares e as ementas das disciplinas do período considerado. Os achados permitem afirmar que, até o ano de 2007, a EEUFBA mantinha o conteúdo, a estrutura e a organização do seu currículo seguindo o modelo biologicista e centrado na doença, impedindo a compreensão do ser humano na sua integralidade, isto é, a direcionalidade do currículo é para a formação de profissionais para a reprodução do modelo médico assistencial hegemônico na saúde, contrariando, inclusive, as indicações das novas diretrizes curriculares.
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