COMPETÊNCIA PARA O CUIDADO GINECOLÓGICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DAS ENFERMEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.51030

Palavras-chave:

Competência Profissional, Ginecologia, Cuidado de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo: descrever cuidados ginecológicos de enfermagem realizados com competência na Atenção Primária à Saúde sob a ótica das enfermeiras. Método: pesquisa convergente assistencial realizada com 31 enfermeiras no sul do Brasil, por meio de oficinas temáticas, no período de agosto a setembro de 2020. Os dados foram analisados mediante a proposta de Creswell, apoiado pelo software IRAMUTEQ®. Resultados: emergiram quatro categorias, sendo elas (des) conhecimento das competências para realização do cuidado ginecológico; (in) satisfação profissional e o desenvolvimento de competências para o cuidado ginecológico; protagonismo e autonomia da enfermeira para realizar o cuidado ginecológico com competência na consulta de enfermagem; importância da busca pelo conhecimento para o cuidar com competência. Considerações finais: o estudo possibilitou descrever os cuidados ginecológicos de enfermagem, identificar as barreiras e fragilidades no processo de cuidado ginecológico, comentar e discutir a necessidade constante da busca do conhecimento para manutenção e aquisição da competência.

Descritores: Competência Profissional. Ginecologia. Cuidado de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Loewen Wall, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Deisi Cristine Forlin Benedet, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Silvana Regina Rossi Kissula Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Tatiane Herreira Trigueiro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Juliane Dias Aldrighi, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Adriana Aparecida Piler, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. 

Publicado

2023-10-10

Como Citar

1.
Vieira de Mello Bueno Machado A, Loewen Wall M, Forlin Benedet DC, Rossi Kissula Souza SR, Herreira Trigueiro T, Dias Aldrighi J, Aparecida Piler A. COMPETÊNCIA PARA O CUIDADO GINECOLÓGICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DAS ENFERMEIRAS. Rev. baiana enferm. [Internet]. 10º de outubro de 2023 [citado 26º de setembro de 2025];37. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/51030

Edição

Seção

Artigo Original