SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Daniele Gomes Barreto Universidade de Brasília
  • Kamilla Grasielle Nunes da Silva Universidade de Brasília
  • Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis Moreira Universidade de Brasília
  • Tatiane Sousa da Silva Universidade de Brasília
  • Marcia Cristina da Silva Magro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i2.8476

Palavras-chave:

Simulação, Educação, Enfermagem

Resumo

A simulação no ensino de Ciências da Saúde tem se tornado ferramenta fundamental e frequente para a formação dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Revisão integrativa realizada com o objetivo de analisar o referencial teórico e descrever as vantagens acerca da simulação realística como estratégia de ensino para o curso de enfermagem. Dados coletados nas bases indexadas ScieLo, PubMed e LiLacs dos últimos 5 anos. Foram selecionados 754 artigos e, destes, 26 foram analisados após cumprimento dos critérios de elegibilidade. Em 69% dos artigos, a simulação foi apontada como importante veículo para a promoção de oportunidades de aprendizagem e treinamento. A simulação foi considerada um método inovador que oferece possibilidades de ampliação da teoria e da prática para o corpo discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Gomes Barreto, Universidade de Brasília

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília - UnB.

Kamilla Grasielle Nunes da Silva, Universidade de Brasília

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília - UnB.

Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis Moreira, Universidade de Brasília

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília - UnB.

Tatiane Sousa da Silva, Universidade de Brasília

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília - UnB.

Marcia Cristina da Silva Magro, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo - USP.

Professora adjunta do curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

1.
Barreto DG, Silva KGN da, Moreira SSCR, Silva TS da, Magro MC da S. SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. baiana enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2014 [citado 26º de setembro de 2025];28(2). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476

Edição

Seção

Revisão