The Pedagogical Residency Program in the initial training of science and biology teachers
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64899Keywords:
Teacher training, Pedagogical residency program, Science and biology teacherAbstract
This article is the result of a bibliographical research, which aimed to identify the existing knowledge about the initial training of science and biology teachers in the Pedagogical Residency Program. In the methodology, data was collected from theses and dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations; of the 37 results, 5 works were effectively selected. The data point to beneficial points of the Pedagogical Residency Program in the training of science and biology teachers, without disregarding weaknesses of the policy, such as the dichotomy between theory and practice that is sometimes present. Up to the present moment of this study, there are no theses and dissertations that present the results of the observation of the activities developed by undergraduate students in biological sciences in the PRP. Also, little has been discussed about the possible particularities of this profile of participants, with regard to the initial training of biological science teachers. Such gaps suggest possible research paths to be followed.
Downloads
References
BARBOSA, Marinalva Vieira. A escrita do diário de campo no estágio
supervisionado: modos de (não) olhar a aula de língua portuguesa. In:
COSTA, Váldina Gonçalves (org.). Teorizando a prática e praticando a
teoria na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
p. 79-98.
BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 82/2022. Dispõe sobre
o regulamento do Programa de Residência Pedagógica – PRP. Brasília:
CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centraisde-
conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_
Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf.
Acesso em: 25 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa
Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: https://
www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/
educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em:
ago. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo:
Editora Atlas, 2010.
GOMES, Mariana de Souza. Profissionalização da docência: reflexões
a partir do Programa de Residência Pedagógica da UEPB. 2020.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)
– Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2020.
Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4497.
Acesso em: 30 set. 2024.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a
mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCOLAN, Cíntia de Cássia. Impactos do Programa de Residência
Pedagógica na formação inicial docente em ciências biológicas da
Universidade Federal de Sergipe. 2022. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.
Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/17136. Acesso em:
set. 2024.
PIETRI, Émerson de. A formação do professor entre a escola e a
academia: o estágio supervisionado em ensino de língua portuguesa/
língua materna. In: BARZOTTO, Valdir Heitor; PIETRI, Émerson de.
Estágio: escrita e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
p. 13-30.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade
teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e
docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
RIOLFI, Claudia Rosa; BARZOTTO, Valdir Heitor. Delimitar e explicitar
objetos de análise: um desafio para o estagiário. In: BARZOTTO, Valdir
Heitor; PIETRI, Émerson de. Estágio: escrita e formação. Campinas:
Mercado de Letras, 2018. p. 51-70.
SANTINO, Lyuska Leite Andrelino. Importância do Programa de Residência
Pedagógica na formação de professores. 2023. Dissertação (Mestrado em
Ensino de Ciências e Educação Matemática) -- Universidade Estadual da
Paraíba, Campina Grande, PB, 2023. Disponível em: https://tede.bc.uepb.
edu.br/jspui/handle/tede/4644. Acesso em: 30 set. 2024.
SANTOS, Claudinelly Yara Braz dos. Repercussão do Programa Residência
Pedagógica na formação inicial do professor de Ciências e Biologia. 2022.
Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural
de Pernambuco, Recife, PE, 2022. Disponível em: http://www.tede2.
ufrpe.br:8080/tede/handle/tede2/9421. Acesso em: 30 set. 2024.
SLONSKI, Gladis Teresinha; ROCHA, André Luis Franco da;
MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. A racionalidade técnica na ação
pedagógica do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017. [Anais...]. Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://
revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 6-80, jan./abril 2025 80
www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1162-1.pdf.
Acesso em: 22 jan. 2025.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SILVA, Anne Patrícia
Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de. O Estado da
Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1-12,
DOI: 10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Disponível em: https://
revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/37452. Acesso em:
jan. 2025.
ZONATTO, Aline Barbosa. Contribuições do Programa de Residência
Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia.
Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) –
Universidade Estadual Paulista “Júnior de Mesquita Filho”, Ilha Solteira,
SP, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/39504850-
a1bd-4cc6-b716-a2b6f05e7221. Acesso em: 30 set. 2024.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.