Visita de estudiantes de pregrado al Museo de los Dinosaurios: pasantía supervisada, (in)formación y emoción en diálogo
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64946Palabras clave:
museus de ciências, emoções, respostas emicionais, estágio supervisionadoResumen
Reflexionar sobre la formación inicial docente implica pensar en atender las demandas educativas que surgen en la sociedad contemporánea. La construcción de conocimientos es parte de un diálogo constante entre el estudiante y diferentes contextos, que no se limitan a la escuela, siendo los espacios de Educación No Formal (ENF), como los museos, invitados a contribuir a esta tarea. Las visitas a museos comúnmente despiertan emociones en las personas, algo muy importante en el proceso educativo y que en ocasiones no se considera en la Educación Formal. Esta investigación se ubica en el ámbito de las Prácticas Curriculares Supervisadas, particularmente en el abordaje entre la formación docente y la visita a un espacio ENF. El espacio en cuestión es el Museo de Dinosaurios (MD), en Uberaba/MG, Brasil. Los objetivos se centran en dos momentos, en los que inicialmente se presentan reflexiones sobre los aportes de una visita al MD realizada por 28 estudiantes de pregrado. Y luego la investigación busca identificar y discutir respuestas emocionales desencadenadas por uno de los egresados en este espacio, configurando un estudio de caso.v
Descargas
Citas
ALLARD, Michel; BOUCHER, Suzanne; FOREST, Lina. The museum and
the school. McGill Journal of Education/Revue des sciences de l’éducation de
McGill, v. 29, n. 2, 1994.
ALVES, Maria Ribamara de; SILVA, Hugo Napoleão Alves; SENA, Caio
Patrício de Sousa. Relato de experiência - Estágio supervisionado. In:
Congresso Nacional da Educação (CONEDU), 7., 2020. Anais. Campina
Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2020. p. 1-12.
revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 2-46, jan./abril 2025 45
BELLOCCHI, Alberto. Methods for sociological inquiry on emotion in
educational settings. Emotion Review, v. 7, n.3, p. 151-156, 2015.
BELLOCCHI, Alberto; RITCHIE, Stephen M.; TOBIN, Kenneth;
SANDHU, Satwant. Exploring emotional climate in preservice science
teacher education. Cultural Studies of Science Education, v. 8, 2013.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação:
uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
p.
BRASIL. Resolução nº 2/2019. Define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a formação inicial em nível superior (...) e para a
formação continuada. Ministério da Educação. Conselho Nacional de
Educação. Conselho Pleno. Brasília, DF: MEC/CNE, 2019.
BRAUND, Martin; REISS, Michael. Towards a More Authentic Science
Curriculum: The contribution of out‐of‐school learning. International
Journal of Science Education, v. 28, n.12, p. 1373-1388, 2006.
CARVALHO, Ana Maria Passos de. Os estágios nos cursos de licenciatura.
São Paulo: Cengage Learning; 2012. 143.
CHEREM, Carlos Eduardo. Peirópolis: O Vale dos Dinossauros
Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Cherem; 2017.
CORRÊA, Cintia Chung Marques. Formação de professores e o estágio
supervisionado: Tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação
Em Revista, v. 37, 2021.
EKMAN, Paul. A Linguagem das Emoções (C. Szlak, Trad.). Lisboa,
Lua de Papel; 2011. 288 p.
FALCÃO, Douglas; GILBERT, John. Método da lembrança estimulada:
uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de
ciências. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2005.
FALK, John Howard; DIERKING, Lynn Diane. Learning from museums:
Visitor experiences and making of meaning. Reino Unido: AltaMira
Press, 2000. 288p.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma
abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n.102,
p. 365-384, 2016.
GUTWILL, Joshua P.; SINDORF, Lisa. Comparing the visitor experience
at immersive and tabletop exhibits. Curator: The Museum Journal,
v. 58, n. 4, p. 401–422, 2015.
H3MED. Valores da frequência cardíaca: normal, alta ou baixa. H3med,
Disponível em https://h3med.com.br/valores-da-frequenciacardiaca-
normal-alta-ou-baixa/, 2022.
MARANDINO, Martha. A formação inicial de professores e os museus
de ciências. In: SELLES, Sandra Eescovedo; FERREIRA Márcia Serra
revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 14, p. 2-46, jan./abril 2025 46
(org.). Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói:
EdUFF, 2003. p. 59-76.
MASSARANI, Luisa et al. Mediadores de centros e museus de ciência:
um estudo sobre os profissionais que atuam na América Latina.
Museologia e Patrimônio, v. 14, n. 1, p. 446–466, 2021.
MORI, Rafael Cava; KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Estratégias para a
inserção de museus de ciências no estágio supervisionado em ensino
de química. Química Nova, v. 42, n 7, p. 803-811, 2019.
MULVEY, Kelly Lynn et al. Interest and learning in informal science
learning sites: Differences in experiences with different types of
educators. Plos one, v. 15, n.7, 2020.
RIBEIRO, Luis Carlos Borges. Geoparque Uberaba: Terra dos Dinossauros
do Brasil. 2014. 291 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.
SCALFI, Graziele; MASSARINI, Luisa; GONÇALVES, Waneicy;
MARANDINO, Martha. Emoções e Museus de Ciência: Um Estudo com
Visitas de Famílias ao Museu de Microbiologia do Instituto Butantan,
São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São
Paulo, v. 22, p. 01–38, jan./dez. 2022.
TEIXEIRA, Jonny Nelson. Experimentos surpreendentes e sua
importância na promoção da motivação intrínseca do visitante em
uma ação de divulgação científica: um olhar a partir da Teoria de
Autodeterminação. 2014. 191 f. Tese (doutorado) – Universidade de São
Paulo. São Paulo, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto
Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física, Uberaba, Minas
Gerais, Brasil. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/
sistemas/pub/publicacao.html?secao=299, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto
Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, Uberaba, Minas
Gerais, Brasil. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/
sistemas/pub/publicacao.html?secao=306&publicacao=770, 2023.
YIN, Robert Kuo-zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed.
Porto Alegre: Bookman, 2001. 212 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos aqui publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, através da licença Creative Commons CC BY, sendo obrigatório a menção da autoria e permitido que os mesmos sejam lidos, baixados, copiados, distribuídos ou impressos sem necessidade de autorização previa. Os autores são autorizados a fazerem contratos em separado do artigo aqui publicado, sempre mencionando a autoria e a primeira publicação nesta revista. Os autores autorizam a revista redistribuir esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.