NO TO MY SCARS: A DECOLONIAL SCREAM - “AMARELO” MUSIC - EMICIDA

um grito decolonial - música "Amarelo" - Emicida

Authors

Keywords:

Decoloniality, Cultural criticismo, Artistic production

Abstract

The deep marks of colonization, slavery and dictatorship are present in the history of Brazil and in the subjectivities of the subjects. However, these problems do not define identities. This is the powerful cry that rapper Emicida brings in the song AmarElo (2019) whose chorus intones “allow me to speak: no to my scars”. We propose to analyze the musical work from the epistemological perspective of decolonial thinking and social criticism. We will investigate: how does the composer construct intersectionality in the work? In what aspects do the speeches present in the song dialogue with the basic theme of the article? Discussing the concepts of colonialism, coloniality, Eurocentrism, decoloniality and socio-cultural criticism, we answer key questions, understanding the constructive complexity of this work and its importance for a new artistic agency outside the colonial demarcation axis.

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Author Biographies

jailma dos Santos Pedreira Moreira , Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFSem convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras, Teorias e crítica da cultura, nesta última universidade (2008). Concluiu Pós doutorado em Letras - metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- na UFMG (2015). É professora da Universidade do Estado da Bahia, da graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Crítica Cultural. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, subjetividade, micropolítica, gênero e crítica cultural feminista. Autora do livro Sob a luz de lampião: Maria Bonita e o movimento da subjetividade de mulheres sertanejas e organizadora, com outros autores, da coletânea: Outros olhares sobre o sertão nordestino: gênero, subjetividade e masculinidades. Além disso publicou diversos artigos, capítulos de livros e organizou dossiês/edições de revistas, refletindo os temas das suas pesquisas, que estão vinculadas ao projeto de sua autoria, intitulado: Literatura em movimentos de mulheres: dos movimentos de escritoras e teóricas feministas às reescritas de mulheres em movimentos sociais. Nesse sentido, vem produzindo, em rede, reflexões críticas, abrindo-fortalecendo campos de conhecimento sobre feminismos, entre estes os feminismos negros e rurais, sobre mulheres do campo, produção de autoria feminina, literaturas de mulheres subalternizadas, políticas públicas para literatura, leitura e escrita de mulheres, inclusive em contextos pedagógicos, arquivos culturais femininos, escritas do corpo de mulheres em movimentos socioculturais, narrativas de si de mulheres, e demais questões derivadas/inter-relacionadas.

Nádja Nayra Brito Leite, Universidade do Estado da Bahia

A formação acadêmica compreende as áreas de comunicação e letras. Graduada em Comunicação Social (Habilitação em Publicidade e Propaganda) pela UCSAL e Pós-graduada (especialização) em Comunicação e Marketing Empresarial no JTS. Tem vasta experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em redação publicitária.  Além disso, exerceu a docência por 10 anos lecionando as disciplinas de redação publicitária, ética e legislação e semiótica na UNIFTC. Atualmente é graduanda em Letras e mestranda em Crítica Cultural no departamento de letras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Dedica-se aos estudos sobre feminismos, decolonialidade e crítica sociocultural, relacionando as áreas de comunicação, artes e letras.

References

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Published

2025-09-03

How to Cite

MOREIRA , J. dos S. P. .; LEITE, N. N. B. . NO TO MY SCARS: A DECOLONIAL SCREAM - “AMARELO” MUSIC - EMICIDA: um grito decolonial - música "Amarelo" - Emicida . Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 9–27, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57329. Acesso em: 27 sep. 2025.