Bilinguismo em percepção decolonial e o plurilinguismo como alternativa praxiológica

Autores/as

  • Fernanda Pereira UFBA

Resumen

Este artigo tem o objetivo de discutir, em linhas teóricas, o bilinguismo em percepção decolonial. Um dos desdobramentos das reflexões sobre o tema é a desconstrução da dicotomia sugerida pelo termo “bilíngue” a favor de uma concepção “plurilíngue” de aprendizado e uso de línguas, mais alinhada a uma visão ecológica, que considera confluências entre elas e problematiza suas fronteiras. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica, que também se arvora em insumos resultantes de observações do contexto a partir do qual falo, nas quais identifiquei colonialidades em torno da formação bilíngue, discutidas criticamente no artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ACHEBE, Chinua. The Education of a British-Protected Child. New York: Anchor Books, 2009

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The Danger of the Single Story. TEDGlobal 2009, [S. l.], 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt. Acesso em: 2 mar. 2024.

ALTHUSSER, Louis. On Ideology. London, New York: Radical Thinkers, Verso, 2008.

BARBOSA, Davi; MOTA-PEREIRA, Fernanda. Pesquisas em Educação Bilíngue: por uma Rosa-dos-Ventos que navegue ao Sul. Revista de Letras Norte@mentos, [S. l.], v. 16, n. 46, 2023. DOI: 10.30681/rln.v16i46.11330. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11330. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 2008 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/ Lei/L11645.htm. Acesso em: 11 mar. 2024.

CARDOSO, Letycia. Do Brasil para o mundo: alta demanda por ensino bilíngue estimula expansão de redes no país. O Globo. 8 out. 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/10/08/do-brasil-para-o-mundo-alta-demanda-por-ensino-bilingue-estimula-expansao-de-redes-no-pais.ghtml>. Acesso em 24 mar. 2024.

CAROLA, Cristina; ALBUQUERQUE COSTA, Heloisa. Intercompreensão no ensino de línguas estrangeiras: formação plurilíngue para pré-universitários. Revista Moara, Estudos Linguísticos, n.42, jul.-dez. 2014, p. 99-116.

DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Tradução Fernanda Bernardo. Porto: Editions Galilée, 1996.

ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham and London: Duke University Press, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora APUC-RIO: Apicuri, 2016.

hooks, bell. Language: Teaching New Worlds/New Words. In: ______. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. Routledge: New York, 1994, p. 167-175.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indígenas. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/lingua-falada#:~:text=Os%20resultados%20do%20Censo%202010,pertencentes%20a%20305%20etnias%20diferentes.>. Acesso em 24 mar. 2024.

LEFFA, Vilson J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Inglês na escola pública não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p. 15-31.

LIBERALI, Fernanda Coelho. A BNCC e a elaboração de currículos para Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, p. 29-42.

MAKONI, Sinfree. From misinvention to disinvention of language: multilingualism and the South African Constitution. In: ______. MAKONI, Sinfree; SMITHERMAN, Geneva; BALL, Arnetha F.; SPEARS, Arthur K. Black Linguistics: Language, Society, and Politics in Africa and the Americas. London and New York: Routledge, 2005, p. 132-151.

MEGALE, Antonieta. Bilinguismo e Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, p. 15-26.

MENEZES DE SOUZA, Mario Trindade; HASHIGUTI, Simone. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, Cuiabá-MT, vol. 29, n. 53, jan. - mar., 2022, p. 149-177.

MORAIS FILHO, Emerson Patrício de; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural. Revista Letras Raras, v. 11, n. Spécial, 2022.

MORRISON, Tony. Beloved. New York: Alfred A. Knopf, 2005.

MOTA-PEREIRA, Fernanda. Materiais Didáticos e Currículo no Ensino de Inglês sob uma Perspectiva Decolonial: Reflexões e Propostas. In: MOTA-PEREIRA, Fernanda; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Ensino de espanhol e inglês em perspectivas decoloniais. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 101-136.

MUFWENE, Salikoko. Language Evolution: an Ecological Perspective. Perspectives (Réseau français des institutes d’études avancées), RFIEA, 2011, p. 3.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019.

OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Rio de Janeiro: Bazar do Boitempo, 2021.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA, 2019.

PEREIRA, Fernanda Mota. From Non-Cultural to Intercultural Principles: a Proposal for English Classes in Brazilian Public Schools. Intercultural Education, Routledge, 2016.

PEREIRA, Fernanda Mota. Por uma Pedagogia Decolonial: uma análise crítica de discursos sobre educação em textos literários em língua inglesa e o que eles ensinam. Cadernos de Linguística, v. I, n. 2, 2020.

PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de. Praxiologias do Brasil Central: Floradas de educação linguística crítica. In: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de. (orgs). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. - 1. ed. - São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 15-24.

QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SILVA, Gutemberg. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, jul./dez. 2017, p. 258-271.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ROSA DE ARAÚJO, Evandro; TIRABOSCHI, Fernanda Franco; JOSÉ QUARESMA DE FIGUEIREDO, Francisco (2022). Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 34–53. DOI: 10.20873/223ctm-eff. Available at: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/sistemas.uft.edu.br.periodicos.index.php.portodasletras.issue.vi>. Accessed on: June 17th, 2023.

ROY-CAMPBELL, Zaline M. Promoting African languages as conveyors of knowledge in educational institutions. In: ______. MAKONI, Sinfree; SMITHERMAN, Geneva; BALL, Arnetha F.; SPEARS, Arthur K. Black Linguistics: Language, Society, and Politics in Africa and the Americas. London and New York: Routledge, 2005, p. 83-102.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Luã Amaral de Oliveira; SILVA, João Fábio Sanches. Eu – professor bilíngue? Um estudo sobre representações de sujeito bilíngue. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2, 2022, p. 42-62.

THIONG’O, Ngugi wa. Decolonising the Mind: the Politics of Language in African Literature. New Hampshire: James Currey/ Heinemann, 2011.

VAZ, Raphael Barreto. Neoliberalismo como uma face do neocolonialismo e uma camada de dominação ao lado da colonialidade. In: BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques; JORDÃO, Clarissa Menezes; MONTEIRO, Danielle do Rêgo (orgs.) Decolonialidade e Linguística Aplicada. São Paulo: Pontes, 2023, p. 55-90.

Publicado

2025-09-03

Cómo citar

PEREIRA, F. Bilinguismo em percepção decolonial e o plurilinguismo como alternativa praxiológica. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 160–182, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/60136. Acesso em: 27 sep. 2025.