Bilinguismo em percepção decolonial e o plurilinguismo como alternativa praxiológica

Autores

  • Fernanda Mota-Pereira UFBA

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir, em linhas teóricas, o bilinguismo em percepção decolonial. Um dos desdobramentos das reflexões sobre o tema é a desconstrução da dicotomia sugerida pelo termo “bilíngue” a favor de uma concepção “plurilíngue” de aprendizado e uso de línguas, mais alinhada a uma visão ecológica, que considera confluências entre elas e problematiza suas fronteiras. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica, que também se arvora em insumos resultantes de observações do contexto a partir do qual falo, nas quais identifiquei colonialidades em torno da formação bilíngue, discutidas criticamente no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHEBE, Chinua. The Education of a British-Protected Child. New York: Anchor Books, 2009

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The Danger of the Single Story. TEDGlobal 2009, [S. l.], 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt. Acesso em: 2 mar. 2024.

ALTHUSSER, Louis. On Ideology. London, New York: Radical Thinkers, Verso, 2008.

BARBOSA, Davi; MOTA-PEREIRA, Fernanda. Pesquisas em Educação Bilíngue: por uma Rosa-dos-Ventos que navegue ao Sul. Revista de Letras Norte@mentos, [S. l.], v. 16, n. 46, 2023. DOI: 10.30681/rln.v16i46.11330. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11330. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 2008 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/ Lei/L11645.htm. Acesso em: 11 mar. 2024.

CARDOSO, Letycia. Do Brasil para o mundo: alta demanda por ensino bilíngue estimula expansão de redes no país. O Globo. 8 out. 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/10/08/do-brasil-para-o-mundo-alta-demanda-por-ensino-bilingue-estimula-expansao-de-redes-no-pais.ghtml>. Acesso em 24 mar. 2024.

CAROLA, Cristina; ALBUQUERQUE COSTA, Heloisa. Intercompreensão no ensino de línguas estrangeiras: formação plurilíngue para pré-universitários. Revista Moara, Estudos Linguísticos, n.42, jul.-dez. 2014, p. 99-116.

DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Tradução Fernanda Bernardo. Porto: Editions Galilée, 1996.

ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham and London: Duke University Press, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Editora APUC-RIO: Apicuri, 2016.

hooks, bell. Language: Teaching New Worlds/New Words. In: ______. Teaching to Transgress: Education as the Practice of Freedom. Routledge: New York, 1994, p. 167-175.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indígenas. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/lingua-falada#:~:text=Os%20resultados%20do%20Censo%202010,pertencentes%20a%20305%20etnias%20diferentes.>. Acesso em 24 mar. 2024.

LEFFA, Vilson J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Inglês na escola pública não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p. 15-31.

LIBERALI, Fernanda Coelho. A BNCC e a elaboração de currículos para Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, p. 29-42.

MAKONI, Sinfree. From misinvention to disinvention of language: multilingualism and the South African Constitution. In: ______. MAKONI, Sinfree; SMITHERMAN, Geneva; BALL, Arnetha F.; SPEARS, Arthur K. Black Linguistics: Language, Society, and Politics in Africa and the Americas. London and New York: Routledge, 2005, p. 132-151.

MEGALE, Antonieta. Bilinguismo e Educação Bilíngue. In: MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019, p. 15-26.

MENEZES DE SOUZA, Mario Trindade; HASHIGUTI, Simone. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, Cuiabá-MT, vol. 29, n. 53, jan. - mar., 2022, p. 149-177.

MORAIS FILHO, Emerson Patrício de; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural. Revista Letras Raras, v. 11, n. Spécial, 2022.

MORRISON, Tony. Beloved. New York: Alfred A. Knopf, 2005.

MOTA-PEREIRA, Fernanda. Materiais Didáticos e Currículo no Ensino de Inglês sob uma Perspectiva Decolonial: Reflexões e Propostas. In: MOTA-PEREIRA, Fernanda; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Ensino de espanhol e inglês em perspectivas decoloniais. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 101-136.

MUFWENE, Salikoko. Language Evolution: an Ecological Perspective. Perspectives (Réseau français des institutes d’études avancées), RFIEA, 2011, p. 3.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019.

OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Rio de Janeiro: Bazar do Boitempo, 2021.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Tradução Monique Pfau. Salvador: EDUFBA, 2019.

PEREIRA, Fernanda Mota. From Non-Cultural to Intercultural Principles: a Proposal for English Classes in Brazilian Public Schools. Intercultural Education, Routledge, 2016.

PEREIRA, Fernanda Mota. Por uma Pedagogia Decolonial: uma análise crítica de discursos sobre educação em textos literários em língua inglesa e o que eles ensinam. Cadernos de Linguística, v. I, n. 2, 2020.

PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de. Praxiologias do Brasil Central: Floradas de educação linguística crítica. In: PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de. (orgs). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. - 1. ed. - São Paulo: Pá de Palavra, 2021, p. 15-24.

QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SILVA, Gutemberg. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã? Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 2, jul./dez. 2017, p. 258-271.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ROSA DE ARAÚJO, Evandro; TIRABOSCHI, Fernanda Franco; JOSÉ QUARESMA DE FIGUEIREDO, Francisco (2022). Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 34–53. DOI: 10.20873/223ctm-eff. Available at: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/sistemas.uft.edu.br.periodicos.index.php.portodasletras.issue.vi>. Accessed on: June 17th, 2023.

ROY-CAMPBELL, Zaline M. Promoting African languages as conveyors of knowledge in educational institutions. In: ______. MAKONI, Sinfree; SMITHERMAN, Geneva; BALL, Arnetha F.; SPEARS, Arthur K. Black Linguistics: Language, Society, and Politics in Africa and the Americas. London and New York: Routledge, 2005, p. 83-102.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Luã Amaral de Oliveira; SILVA, João Fábio Sanches. Eu – professor bilíngue? Um estudo sobre representações de sujeito bilíngue. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 2, 2022, p. 42-62.

THIONG’O, Ngugi wa. Decolonising the Mind: the Politics of Language in African Literature. New Hampshire: James Currey/ Heinemann, 2011.

VAZ, Raphael Barreto. Neoliberalismo como uma face do neocolonialismo e uma camada de dominação ao lado da colonialidade. In: BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques; JORDÃO, Clarissa Menezes; MONTEIRO, Danielle do Rêgo (orgs.) Decolonialidade e Linguística Aplicada. São Paulo: Pontes, 2023, p. 55-90.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

PEREIRA, F. Bilinguismo em percepção decolonial e o plurilinguismo como alternativa praxiológica. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 160–182, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/60136. Acesso em: 27 set. 2025.