Formação docente em perspectiva

relato de uma experiência transgressiva e decolonial na Tríplice Fronteira

Auteurs

Mots-clés :

Formação docente; Fronteira; Multi/plurilinguismo

Résumé

A discussão da diversidade linguístico-cultural da fronteira precisa figurar na formação de todos os docentes. No IFPR – Campus Foz do Iguaçu, que oferta formação docente para a área de Física, foi desenvolvido um projeto com essa prerrogativa. A condição multi/plurilíngue desse contexto e suas implicações pedagógicas não constam, entretanto, na estrutura oficial do curso. Na intenção de promover uma formação docente outra, práticas pedagógicas transgressivas se fizeram necessárias. Objetivamos, com o presente artigo, apresentar o percurso e análise de tais práticas e como elas podem contribuir para que os professores desenvolvam práticas pedagógicas anti-hegemônicas, decoloniais (QUIJANO 2009; MIGNOLO, 2010; WALSH, 2013) e culturalmente sensíveis (LADSON-BILLINGS, 1993; ERICKSON, 1987), nas escolas do cenário multilíngue/multicultural de fronteiras.

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Biographie de l'auteur

Maria Elena Pires Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Português e Francês pela Universidade Federal de Uberlândia (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado pela UNICAMP e pela UFSC. É professora Associada C da Unioeste, dos Cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês, do Mestrado/Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, do Mestrado e doutorado em Letras e do Profletras, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Atualmente é coordenadora do GT da ANPOLL Transculturalidade, Linguagem e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares: Políticas Linguísticas, Diversidades e Fronteiras e é membro da linha pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino e da Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Cultura e Ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase em pluralidade linguística e cultural, ensino, políticas linguísticas e formação de professores

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Publiée

2025-09-03

Comment citer

PALHARINI PESSINI, M.; PIRES SANTOS, M. E. . Formação docente em perspectiva: relato de uma experiência transgressiva e decolonial na Tríplice Fronteira. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 136–159, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/60053. Acesso em: 28 sept. 2025.