Cadernos do GIPE-CIT lança a chamada para a Edição especial (número 47): DE EROS A OGUM NA ESCOLA DE TEATRO DA UFBA

2025-02-08

23 de Julho de 2021

O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição Especial do Cadernos do GIPE-CIT, que celebra 65 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A edição N. 47 (Ano 25, 2021.2) terá como título De Eros a Ogum na Escola de Teatro da UFBA (1956-2021). O número pretende reunir perspectivas, análises, resenhas e relatos que enfoquem o papel da Escola de Teatro da UFBA no ensino, pesquisa, experimentação e produção no campo das artes cênicas no Brasil.

Nesta edição, vamos acolher artigos, ensaios e entrevistas elaborados por pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos), professores e artistas que abordem aspectos relativos à história das artes cênicas na Bahia. Organizamos a temática em eixos norteadores: 1. Panorama histórico das artes cênica antes da fundação da escola superior de teatro na Bahia; 2. A gestão de Edgar Santos na Universidade Federal da Bahia e seu impacto nas movimentações artísticas do período; 3. A atuação do fundador da Escola de Teatro, Eros Martim Gonçalves; 4. Movimentos artístico-culturais na década de 50 e 60 na Bahia e seus impactos; 5. Resistência cultural durante a Ditadura Militar; 6. Desdobramentos de ações da Escola de Teatro junto a movimentos, instituições artístico-culturais e instituições de ensino e pesquisa; 7. Perfil de companhias, grupos e artistas que se destacaram no período abordado; 8. Movimentação cultural em cidades do interior do Estado e sua relação com os egressos da Escola de Teatro; 8. O Teatro Negro e a universidade sem muros; 9. A Escola nas escolas: educação e artes cênicas 10. A Escola de Teatro e o seu Programa de pesquisa e experimentação nas Artes Cênicas.

A edição comemorativa abrirá seção para que jornalistas e artistas possam contribuir com o panorama que será traçado através de reportagens especiais, relatos pessoais, fotografias e resenhas críticas.

Os trabalhos relacionados à Edição número 47 (Ano 25, 2021.2) deverão ser apresentados até o dia 28 de outubro de 2021, em conformidade com as normas e o Cronograma expressos nesta Chamada (ANEXO 1), elaborados em acordo com princípios, determinações e diretrizes do periódico. E devem ser submetidos no sítio https://portalseer.ufba.br/index.php/gipe-cit/index.

Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas, editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista foi desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), criado em 1994.

O GIPE-CIT deu origem ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998. Os cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, doutorandos, mestrandos e artistas. A iniciativa vem contando com apoio do CNPq (1997/1999), da FAPEX e da UNEB (1999/2000) e do PROAP-CAPES/ MEC (a partir de 2004). Edições dos Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontradas em bibliotecas especializadas e podem ser acessadas pelo sítio do PPGAC/ UFBA, bem como no PORTAL SEER da UFBA.

Cordialmente,

Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra, Jussilene Santana e Raimundo Matos de Leão - Organizadores - Cadernos do GIPE-CIT n. 47

ANEXO 01

 

CRONOGRAMA

Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 47 (Ano 25, 2021.2)

23/07/2021 ............................. Publicação da Chamada 

De 28/07 a 28/10/2021............ Chamada para submissões

15/12/2021 .............................. Resultado dos trabalhos contemplados

20/12/2021 .............................. Publicação online da Edição n.47