DRAMATURGIA NA DANÇA: práxis de Rudolf Laban como base para o trabalho dramatúrgico em dança

Autores

  • Melina Scialom Universidade de Roehampton

Palavras-chave:

Dramaturgia na dança, Coreologia, Jogos, Videodança, Rudolf Laban

Resumo

Como trabalhar com dramaturgia na dança? Este artigo procura responder a esta questão através da apresentação de um processo criativo que utiliza a Coreologia de Rudolf Laban, para criar cenas com tensões dramáticas. Para situar a prática na literatura existente sobre o tema é realizada uma revisão literária sobre a dramaturgia na dança, incluindo a perspectiva e o trabalho realizado por autores nacionais e internacionais. Em seguida, mergulha-se no processo de criação de uma obra aberta, coreográfica, em formato de videodança. As discussões realizadas procuram esclarecer a potencialidade do trabalho com tarefas, imagens e jogos para gerar movimento expressivo, esclarecendo como este material foi usado na criação da obra final. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade de Roehampton

Doutora em dança pela Universidade de Roehampton, Reino Unido, mestre em artes cênicas pela UFBA e bacharel em dança pela UNICAMP. É especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban/ Reino Unido) e pesquisadora associada (FAPESP) do Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Scialom, M. (2020). DRAMATURGIA NA DANÇA: práxis de Rudolf Laban como base para o trabalho dramatúrgico em dança. Cadernos Do GIPE-CIT, (37), 145–168. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35481