Cadernos do GIPE-CIT (Edição 52) publica chamada para a submissão de trabalhos para o dossiê temático PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS POLÍTICAS E ESPETACULARES
23 de abril de 2024
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 52 (Ano 28, 2024.1) do Cadernos do GIPE-CIT, o dossiê temático: PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES.
Diante dos desafios da atualidade, políticos, sociais, culturais e econômicos, e seus impactos na cena contemporânea, que tensionam/friccionam os processos de ensino e de aprendizagem no campo de conhecimento das Artes Cênicas (teatro, dança, música, artes visuais, performance, cinema, vídeo-arte, circo, manifestações culturais, dentre outras modalidades) e das necessárias revisitações epistemológicas que permeiam os diversos contextos formativos, a edição número 52 do periódico acolherá estudos (artigos, ensaios, entrevistas) que compartilhem práticas e reflexões relacionadas às dimensões poéticas, políticas e espetaculares das Pedagogias das Artes Cênicas.
Tópicos a serem abordados:
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Propostas pedagógicas e metodológicas no campo do ensino e da criação para a formação nas Artes Cênicas;
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Dimensões do conhecimento para o ensino de Arte indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018): Criação, Crítica, Estesia, Expressão, Fruição e Reflexão nos processos formativos com crianças e adolescentes;
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Pedagogias e práticas formativas voltadas à formação de atuantes (atores, performers, dançarinos, brincantes, circenses); de dramaturgos/roteiristas; de encenadores/as; de educadores em arte; e de diretores de produções ficcionais;
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Reflexões situadas no contexto do ensino formal das Artes Cênicas na Educação Básica (Educação Infantil; Fundamental I, lI; Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância ou Educação Escolar Quilombola;
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Atravessamentos nas Pedagogias das Artes Cênicas por questões como gênero, sexualidade, orientação sexual, classe social, religião, etarismo, capacitismo, meio-ambiente, diversidade sociocultural e questões étnico-raciais;
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Modos de ocupação nas comunidades escolares pelas Artes Cênicas, para além dos componentes curriculares;
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Reflexões situadas no contexto do ensino não formal das Artes Cênicas, tais como atividades formativas - oficinas, cursos livres, workshops, seminários, intervenções; práticas criativas de grupos, de coletivos, de organizações não-governamentais, práticas comunitárias;
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Práticas pedagógicas para as Culturas da Infância nas Artes Cênicas;
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Manifestações culturais espetaculares nas Pedagogias das Artes Cênicas;
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Desafios do ensino formal (Educação Básica e Educação Superior) do Teatro de modo telepresencial;
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Modos de presença, telepresença e outras possibilidades na formação de espectadores/as;
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Práticas pedagógicas negrorreferenciadas e ameríndias no campo das Artes Cênicas;
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Reflexões e propostas curriculares em Artes Cênicas para o ensino e aprendizagem relacionadas à Lei nº 11.645/2008 nos processos formativos de artistas e de professores no ensino superior;
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Demandas e possibilidades de Políticas Públicas para as Pedagogias das Artes Cênicas (Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância ou Educação Escolar Quilombola);
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Processos artístico-pedagógicos relacionados às teatralidades, às performatividades e às hibridações no campo das Artes Cênicas;
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Pedagogias do Oprimido no campo das Artes Cênicas;
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Macrotemas sobre questões contemporâneos transversais e seus micro desdobramentos nas relações de ensino e de aprendizagem, na Educação Básica (Ensino Médio), no campo das Artes de acordo com a BNCC (2018), a saber: Ciência e tecnologia; Multiculturalismo; Cidadania e civismo; Saúde; Economia e Meio ambiente;
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Formação técnico-profissionalizante no campo das Artes Cênicas.
Os trabalhos relacionados à Edição número 52 (Ano 28, 2024.1) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 52.
Editada pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020). ISSN (online): 2675-1917 - ISSN (impresso): 1516-0173.
Cordialmente,
Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto Comitê Editorial/Organizadoras - Cadernos do GIPE-CIT n. 52
ANEXO 01
CRONOGRAMA
Cadernos do GIPE-CIT - Edição número 52 (Ano 28, 2024.1)
23/04/2024 ............................. Publicação da Chamada
De 23/04/2024 a 28/07/2024............ Período de submissão de trabalhos