EBULIÇÃO: aprendizados de uma errância passista

Autores

  • Ana Valéria Vicente Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.42.2019.35370

Palavras-chave:

Frevo, Frequência Somática, Processo criativo

Resumo

A pesquisa de doutorado Errância Passista objetivou a produção de um trabalho artístico baseado na imersão no carnaval de passista de frevo, em Recife e Olinda, no ano de 2016. A partir da imersão atenta à sensopercepção, a autora, também passista e artista da dança, constrói um percurso técnico, cognitivo e dramatúrgico para o desenvolvimento de um espetáculo de dança baseado em tremores involuntários, nomeado Ebulição. A metodologia processual foi construída em diálogo com o conceito de Encruzilhada (Martins, 1997), a Pesquisa Somático Performativa, o Processo de Articulações Criativas (PAC) e estudos decoloniais. A investigação foi conduzida de modo a valorizar os saberes corpóreos e tradicionais implícitos às práticas estudadas, dando ensejo a reflexões sobre ancestralidade e percepção energética. O presente artigo enfatiza o processo de compreensão dos tremores involuntários como material para um trabalho artístico e as reflexões sobre decolonialidade implícitas à construção dramatúrgica. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Valéria Vicente, Universidade Federal da Paraíba

Passista, performer, artista da dança. Formada em Comunicação Social (UFPE) com mestrado e Doutorado em Artes Cênicas (PPGAC/ UFBA). É Docente do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e integrante do Acervo Recordança.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Vicente, A. V. (2020). EBULIÇÃO: aprendizados de uma errância passista. Cadernos Do GIPE-CIT, (42), 123–139. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.42.2019.35370