AFROGRAFANDO A CENA – um estudo sobre a poética do Nata

Autores

  • Fernanda Júlia Barbosa Onisajé Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Candomblé, Teatro, Poética, Processo Criativo, Encenação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar o processo criativo do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA o que consistirá em uma reflexão sobre o encontro entre Candomblé e Teatro na construção do projeto-político-poético do grupo. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se compreender e identificar os princípios e procedimentos dominantes norteadores da prática cênica do NATA, reflexão que apresenta ao leitor os três Princípios norteadores que orientam a criação do NATA e a composição de sua poética teatral. São eles: Narrativas Mito- Poéticas, Teatro Ritual e Tradição na Contemporaneidade. O presente artigo está debruçado no esmiuçamento de dois dos três princípios as Narrativas – Mito – Poéticas e Teatro Ritual, pois estes resumem grande parte dos procedimentos criativos utilizados para a criação cênica do grupo. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Júlia Barbosa Onisajé, Universidade Federal da Bahia

Onisajé é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UFBA.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Como Citar

Onisajé, F. J. B. (2020). AFROGRAFANDO A CENA – um estudo sobre a poética do Nata. Cadernos Do GIPE-CIT, (39), 9–23. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35411