SENTIDOS DA CRIAÇÃO CÊNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fernanda Marília Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Processo de Criação, Produto artístico, Metodologias de Criação Cênica, Pedagogia do Teatro, Educação Básica

Resumo

O trabalho discute sobre os sentidos relacionados com as práticas de criação cênica na escola atual. Partindo da noção de importância do compartilhamento da obra teatral a um público externo à sala de aula, procura-se refletir sobre como é possível proporcionar aos alunos um processo de criação de um trabalho artístico, a partir das condições de trabalho encontradas no contexto da Escola Básica. Propõe-se a superação de uma prática pedagógica tradicional empirista, calcada na criação de produtos cênicos sem uma preocupação estética aprofundada. Desse modo, o objetivo é buscar metodologias de criação cênica que amparem o professor de teatro em suas proposições artísticas na escola.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marília Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de teatro, atriz e palhaça. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos, e bolsista/CAPES. Formada em Licenciatura em Teatro e Mestre em Artes Cênicas (UFRGS). Desde 2008 leciona em escolas do estado do Rio Grande do Sul e em oficinas de teatro e de palhaçaria.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Rocha, F. M. (2020). SENTIDOS DA CRIAÇÃO CÊNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Cadernos Do GIPE-CIT, (38), 52–62. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35444