OXIGENAÇÕES ESTÉTICO-ESPERANÇOSAS PARA SOBREVOOS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38583

Palavras-chave:

Educação Popular, Teatro do Oprimido, Diálogo, Práticas educativas na saúde

Resumo

A partir do contexto pandêmico associado às crises sanitária, política, psicossocial e cultural que vivemos, buscamos, neste ensaio, traçar reflexões para a intercessão entre arte e saúde nos processos educativos na saúde. Em diálogo com a noção de arte como dimensão humana do Teatro do Oprimido sistematizada por Augusto Boal e com o horizonte ético-político-pedagógico da Educação Popular proposto por Paulo Freire, propomos uma estética dialógica da existência cidadã na formação em saúde, de modo a inédito-viabilizar novos voos para esse campo de saberes e práticas. Em oposição à instrumentalidade com que a arte é considerada na saúde e à hegemonia do pensamento científico universal-generalizante no cuidado, advogamos pela importância de se pensar uma formação que engendre grupalidades em processos críticos e reflexivos que articulam tanto o pensamento sensível quanto o simbólico. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

César Augusto Paro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Saúde Coletiva (UFRJ). Possui Residência Artística em Teatro do Oprimido (CTO) e em Arte e Saúde (UFPE). Integra o GESTO – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido, o Laboratório de Estudos Atenção Primária à Saúde (UFRJ) e o GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco.

Cléo Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ). Pesquisadora na Linha de Micropolítica do Cuidado em Trabalho e Saúde (UFRJ). Pedagoga, escritora, palhaça, brincante e especialista na concepção de brinquedotecas em hospitais e na Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Paro, C. A., & Lima, C. (2020). OXIGENAÇÕES ESTÉTICO-ESPERANÇOSAS PARA SOBREVOOS EM TEMPOS PANDÊMICOS. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 148–170. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38583