INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E RISO NA ENCRUZILHADA CURRICULAR

Auteurs

  • José Carlos Ferreira Rêgo Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38800

Mots-clés :

Pedagogias do teatro, Infância, Riso, Diferença, Currículo

Résumé

As pedagogias do teatro têm afetado e sido afetadas pelos diferentes contextos educativos, tanto no tocante a concepções e conceitos, quanto nos procedimentos e metodologias que vêm sendo cotejadas nas múltiplas experiências com as artes cênicas (processos criativos, ensino, pesquisa) em espaços educacionais formais e não-formais. Em que medida essas transformações podem ser notadas nas superfícies curriculares das Licenciaturas em Teatro não parece algo simples de analisar e ainda mais se complexifica quando se quer pensar sobre as afetações que noções como infância, diferença e riso têm provocado no tecido curricular das referidas licenciaturas. No fluxo dessa escrita, interessa delinear brevemente apontamentos sobre as referidas noções, dispondo-as numa encruzilhada crítico-reflexiva para, em tom de ensaio, ir tecendo considerações a partir das contribuições de um corpo de estudos e de obras afins, no sentido de adensar a mira para os dispositivos curriculares, com acuidade de sentido e com implicado interesse de pesquisa na perspectiva da justiça curricular. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Carlos Ferreira Rêgo, Universidade Federal da Bahia

Artista docente e brincante, José Rêgo (Pinduka) é pesquisador das culturas infantis em suas tradições orais, tendo-as como motor e motivo para a criação de espetáculos e saraus do grupo Canastra Real: contos EM cantos. É mestre em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação (UFBA) e doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC da Escola de Teatro (UFBA).

Téléchargements

Publiée

2020-12-29

Comment citer

Rêgo, J. C. F. (2020). INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, DIFERENÇA E RISO NA ENCRUZILHADA CURRICULAR. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 57–77. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38800