MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: o movimento como orientador para entender um cenário político

Autores

  • Marcela Capitanio Trevisan Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38848

Palavras-chave:

Performatividade, Teatro Pós-dramático, Golpes de Estado, Movimento, Duo Strangloscope

Resumo

Observa-se que golpes de Estado e reviravoltas na ordem política aconteceram em pequenos intervalos de tempo, difíceis de acompanhar, alterando o cenário político brasileiro atual e, concomitantemente, o de outros países da América Latina, como Chile, Equador e Bolívia. É possível considerar essa intensa quantidade de acontecimentos recentes como uma movimentação política. E é a partir desse termo que se chega ao encontro da arte do corpo e do movimento. Propõe-se, neste artigo, olhar esse tumultuado cenário político pelo viés da arte do movimento. Para tanto, utilizar-se-á dos conceitos de Performatividade e Teatro Pós-dramático articulados com uma análise crítica e descritiva do curta-metragem Movimento, de autoria do Duo Strangloscope. Importante ressaltar que foram coletados dados analíticos numa entrevista realizada com os integrantes do Duo, autores do filme, feita especialmente para essa investigação. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Capitanio Trevisan, Universidade Federal da Bahia

Atriz, performer, dançarina e pesquisadora, Marcela é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo a Professora Dra. Ivani Lúcia Oliveira de Santana como orientadora.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Trevisan, M. C. (2020). MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: o movimento como orientador para entender um cenário político. Cadernos Do GIPE-CIT, (45), 44–56. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.45.2020.38848