DE EROS A OGUM NA ESCOLA DE TEATRO DA UFBA

EDITORIAL

Autores

  • Ana Cláudia Silva Cavalcante Universidade Federal da Bahia
  • Antônia Pereira Bezerra Universidade Federal da Bahia
  • Jussilene Santana Instituto Martim Gonçalves
  • Raimundo Matos de Leão Universidade Federal da Bahia

Resumo

Celeiro de agentes culturais que atuam nos palcos e telas do Brasil, pesquisadores e professores que atuam em diversas universidades do país e no exterior e, ainda, nas redes de educação básica, a Escola de Teatro da UFBA e o seu Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas enfrentam uma grave crise do campo da Educação vivenciada pelo país, neste momento que também celebra mais de 65 anos de atuação. A Edição especial, número 47, do Cadernos do GIPE-CIT De Eros a Ogum na Escola de Teatro da UFBA, busca refletir sobre questões históricas e desafios da atualidade desse espaço pioneiro do ensino superior, pesquisa e produção nas artes da cena, equilibrado no tripé ensino, pesquisa e extensão. A universidade está mergulhada numa profunda crise institucional, relacionada com as contradições entre as suas funções tradicionais e as imposições do mundo contemporâneo. Essa crise institucional resulta, dentre outros fatores, da contradição entre a reivindicação da autonomia na definição dos seus valores e objetivos e a pressão crescente para submeter-se a critérios de eficácia e de produtividade externos e/ou mercadológicos. Ainda assim, a universidade tem sido historicamente o espaço privilegiado para a produção e para a reprodução do conhecimento e dos diversos saberes, muito embora a sua atuação seja permeada por perspectivas e disputas filosóficas, epistemológicas, éticas, políticas, econômicas, estéticas e pedagógicas. Este número reúne artigos, ensaios, estudos e relatos que enfocam o contexto e o impacto da fundação da Escola de Teatro da UFBA em ensino, pesquisa, experimentação e realização nas artes da cena no país. Na seção FOLHAS AVULSAS, recebemos a contribuição de artigos jornalísticos, desenvolvidos nas perspectivas do Jornalismo Cultural e do Jornalismo como Forma de Conhecimento.      

AUTORES

Carluce Couto; César Augusto Paro; Danilo Lima de Souza; João Victor Soares dos Santos; Jones Oliveira Mota; José Rêgo; Ricardo Sizílio; Sérgio Nunes Melo.

AUTORES / JORNALISTAS

Ana Cláudia Cavalcante; Juliana Protásio; Marcos Uzel.

AUTORA / PREFÁCIO

Jussilene Santana

COMISSÃO CIENTÍFICA – Edição 47

Ana Cláudia Silva Cavalcante; Angela de Castro Reis; Antônia Pereira Bezerra; Celso Araújo de Oliveira Júnior; Cristiane Santos Barreto; Daniel Marques da Silva; Eliene Benício Amâncio Costa; João Alberto Lima Sanches; Jussilene Santana do Nascimento; Luiz Cláudio Cajaíba Soares; Olívia Camboim Romano; Raimundo Matos de Leão; Sérgio Nunes Melo; Tássio Ferreira Santana.

COORDENAÇÃO EDITORIAL Ana Cláudia Cavalcante

REVISÃO Alex Simões

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Nando Cordeiro

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Cavalcante, Universidade Federal da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da Edição especial número 47 do Cadernos do GIPE-CIT.

Antônia Pereira Bezerra, Universidade Federal da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da Edição especial número 47 do Cadernos do GIPE-CIT.

Jussilene Santana, Instituto Martim Gonçalves

Integrante do Comitê Editorial da Edição especial número 47 do Cadernos do GIPE-CIT.

Raimundo Matos de Leão, Universidade Federal da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da Edição especial número 47 do Cadernos do GIPE-CIT.

Downloads

Publicado

2022-06-09

Como Citar

Cavalcante, A. C. S., Bezerra, A. P. ., Santana, J., & Matos de Leão, R. . (2022). DE EROS A OGUM NA ESCOLA DE TEATRO DA UFBA: EDITORIAL. Cadernos Do GIPE-CIT, (47), 4–8. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/61114