RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATRIZ CANTANTE: experimentação cênica, entrelaçando o Cabaré e as antigas canções de amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62185

Palavras-chave:

Canções de amor, Teatro de Cabaré, Contação de História

Resumo

O presente artigo tem por objetivo o compartilhamento do processo de construção da experimentação cênica, fruto de uma pesquisa realizada com o apoio do Programa Institucional de Experimentação Artística-PIBExA, da Universidade Federal da Bahia. Realizada no segundo semestre de 2023, a criação cênica teve por propósito investigar a possibilidade da criação de uma cena teatral a partir da utilização de técnicas de contação de histórias, em direto diálogo com canções de amor do cancioneiro popular brasileiro e com a linguagem do Teatro de Cabaré. O relato apresenta o caminho percorrido para que o projeto se concretizasse, evidenciando as etapas decisórias, bem como questões técnicas enfrentadas durante o processo formativo/criativo. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Daltro, Universidade Federal da Bahia

Rosangela Souza Daltro dos Santos. Nome artístico: Angela Daltro. Autora do trabalho aqui compartilhado, é atriz de Teatro desde 2005; Mãe e Pai de duas meninas e discente da Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde 2021. Atuou na Cia de Teatro da UFBA, em Vozes de sangue negro; na Residência Pedagógica-CAPES, com publicação em Anais, e no PIBExA com a Experimentação cênica Eclipse de Amor.

Lívia Sudare de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Lívia Sudare. Coautora. Artista e pesquisadora de Cabaré; Doutora em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e, atualmente, é Professora Adjunta na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.      

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Souza Daltro dos Santos, R., & Sudare de Oliveira, L. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATRIZ CANTANTE: experimentação cênica, entrelaçando o Cabaré e as antigas canções de amor. Cadernos Do GIPE-CIT, (52), 268–286. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62185