n. 52 (2024): PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares

Os desafios da atualidade, políticos, sociais, culturais e econômicos, impactam na cena contemporânea, bem como nos processos pedagógicos e metodológicos no campo do conhecimento das Artes Cênicas. Fazem-se necessárias permanente avaliação e revisitação das bases norteadoras das práticas artístico-pedagógicas, em seus diversos contextos formativos. Nesse sentido, o Cadernos do GIPE-CIT desenvolveu o dossiê Pedagogias das Artes Cênicas – Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares. O conjunto de trabalhos submetidos apresenta um diagnóstico, contemplando questões que afetam e mobilizam os/as agentes deste campo fronteiriço – uma divisa entre as Artes Cênicas e a Educação; apontando caminhos; celebrando a resistência e as potencialidades do campo. A Edição número 52, aqui apresentada, traz ao todo 15 trabalhos que conjuntamente expressam a tridimensionalidade proposta pela chamada pública, abrangendo questões poéticas, políticas e espetaculares que são indissociáveis para a compreensão das Pedagogias, relacionadas às diversas modalidades/linguagens das Artes Cênicas, tais como Teatro, Dança, Performance , dentre outras manifestações espetaculares da cultura. Já a Edição número 53 contém a segunda parte do dossiê, englobando trabalhos que aprofundam a proposta temática, enfatizando um ponto fundamental para pensar a relação passado/presente/futuro: as CULTURAS DA INFÂNCIA. Ressaltamos o caráter celebrativo do encontro e da articulação entre as pesquisas (sujeitos-trajetos-objetos) que compõem o dossiê. Organização/Comitê Editorial: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto.
Confira também a Edição número 53 que traz a segunda parte do dossiê.