CURADORIA DO ESPAÇO EM CONTEXTO DRAMÁTICO: práticas pedagógicas na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62534

Palavras-chave:

Contexto dramático, Educação Infantil, Curadoria do Espaço

Resumo

Este artigo busca contribuir com a prática pedagógica de professoras e professores da Educação Infantil, por meio da curadoria do espaço em contexto dramático. A curadoria do espaço é entendida como o cuidado na seleção e na organização de um ambiente educativo, integrando as materialidades e linguagens que o compõem, considerando-o como um educador. O objetivo é criar um ambiente que convide as crianças a brincar, a se relacionarem, a se socializarem, interagirem e a construírem conhecimentos por meio da linguagem teatral, proporcionando aprendizagens derivadas da experiência. O estudo identificou que a ausência de materialidade na composição de um contexto dramático pode limitar as possibilidades lúdicas das crianças durante a prática experimental. Além disso, a escolha intencional da prática educativa direciona a linguagem predominante na expressão e na codificação das crianças, influenciando suas aprendizagens e seu desenvolvimento.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Ken Iti Obata, Universidade Estadual do Paraná

Professor, pesquisador, ator e palestrante. Mestre em Artes e licenciado em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Autor de materiais didáticos; professor de Arte e de Teatro nas seguintes etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Atua como assessor pedagógico e diretor do projeto “Brincar no Palco”.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp. Ator, diretor teatral e professor no Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) e na Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Atualmente, exerce a função de Diretor do Centro de Artes do campus Curitiba II da Unespar. É líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/Unespar) e coordena o Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, no biênio 2024-2025.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Obata, J. K. I., & Rosseto, R. . (2025). CURADORIA DO ESPAÇO EM CONTEXTO DRAMÁTICO: práticas pedagógicas na Educação Infantil. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 100–126. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62534