DAR-LHES A PALAVRA: performance de alunos-espectadores em processo de Mediação Teatral
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62824Palabras clave:
Experiência estética, Educação estética, Teatro infantojuvenil, Mediação TeatralResumen
Este artigo compartilha resultados preliminares de pesquisa acerca de experiências relacionadas à Mediação Teatral com alunos-espectadores, crianças e adolescentes, estudantes da Educação Básica. O estudo enfoca atividades desenvolvidas em 2023, no Teatro Luís de Camões (LU.CA), em Lisboa, Portugal, e posteriormente conduzidas para o território da Escola. As práticas de mediação aqui explicitadas concentram-se em evidenciar uma performance de recepção, junto a estudantes entre 12 e 16 anos, buscando condições para que a fruição de um espetáculo teatral seja prolongada (ou expandida) coletivamente, resgatando dimensões que integram o acontecimento teatral. Desdobramentos como partilha de sensações, afetos, contações de histórias, memórias revisitadas e novas poéticas autorais tomam o foco na análise que recorre aos aportes teóricos que mesclam os campos da experiência, da educação estética, da Mediação Teatral e do Teatro infantojuvenil.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
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