DAR-LHES A PALAVRA: performance de alunos-espectadores em processo de Mediação Teatral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62824

Palabras clave:

Experiência estética, Educação estética, Teatro infantojuvenil, Mediação Teatral

Resumen

Este artigo compartilha resultados preliminares de pesquisa acerca de experiências relacionadas à Mediação Teatral com alunos-espectadores, crianças e adolescentes, estudantes da Educação Básica. O estudo enfoca atividades desenvolvidas em 2023, no Teatro Luís de Camões (LU.CA), em Lisboa, Portugal, e posteriormente conduzidas para o território da Escola. As práticas de mediação aqui explicitadas concentram-se em evidenciar uma performance de recepção, junto a estudantes entre 12 e 16 anos, buscando condições para que a fruição de um espetáculo teatral seja prolongada (ou expandida) coletivamente, resgatando dimensões que integram o acontecimento teatral. Desdobramentos como partilha de sensações, afetos, contações de histórias, memórias revisitadas e novas poéticas autorais tomam o foco na análise que recorre aos aportes teóricos que mesclam os campos da experiência, da educação estética, da Mediação Teatral e do Teatro infantojuvenil.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ohanna Simioni Picolo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arte-educadora, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Professor Dr. Clóvis Dias Massa. Investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.      

Publicado

2025-02-17

Cómo citar

Simioni Picolo Pereira, O. (2025). DAR-LHES A PALAVRA: performance de alunos-espectadores em processo de Mediação Teatral. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 185–203. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62824