PRÁTICAS TEATRAIS COM E PARA CRIANÇAS: o que as pesquisas revelam e como influenciam?

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-6655-0211
  • Isabeli do Carmo Alves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Yoshabel Macedo Batschauer Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63099

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Culturas da Infância, Pesquisas sobre crianças, Teatro para bebês, Cena contemporânea

Resumo

O presente artigo, fruto de dois anos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica, trata de discussões acerca de práticas artísticas e pedagógicas desenvolvidas com e para crianças. Parte-se de um levantamento bibliográfico de produções e de pesquisas desenvolvidas em cursos universitários de Teatro e de Artes Cênicas no Brasil, a partir do ano de 2010, com o intuito de contemplar duas questões centrais que conduziram as investigações: o que se tem produzido, teoricamente, sobre Teatro para bebês? E que relações entre a cena contemporânea e o Teatro feito para Crianças têm sido evidenciadas nas discussões sobre essas práticas? Considera-se que, ainda que haja produções acadêmicas sobre os referidos temas, são alguns grupos teatrais que as têm levado para as universidades; conclui-se que é necessário investir na ampliação dos debates para que as práticas se alterem, no sentido de buscar relações menos didáticas e mais poéticas com as crianças, ressaltando que diálogos estabelecidos com a Pedagogia das Artes Cênicas podem ser profícuos no processo de criação de espetáculos que respeitem as especificidades das Infâncias.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciado em Artes Cênicas, também por esta universidade. Docente da Graduação e da Pós-graduação em Artes Cênicas, do Mestrado Profissional em Arte da UDESC. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (getis/CNPq). Artista da Cena. Coordenador da Trupe da Alegria.

Isabeli do Carmo Alves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Teatro. Atriz e Professora de Teatro. Professora, atriz, pesquisadora das infâncias. Licenciada em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (getis/CNPq). Fundadora da Cia Tal de Teatro.

Yoshabel Macedo Batschauer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atriz, professora, diretora e pesquisadora. Formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fundadora da Cia Tal de Teatro, integrante dos grupos de estudos getis/CNPq e Laboratório AHQIS.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

de Medeiros Pereira, D., do Carmo Alves, I., & Macedo Batschauer, Y. (2025). PRÁTICAS TEATRAIS COM E PARA CRIANÇAS: o que as pesquisas revelam e como influenciam?. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 29–46. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63099