PRÁTICAS TEATRAIS COM E PARA CRIANÇAS: o que as pesquisas revelam e como influenciam?
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63099Palavras-chave:
Pedagogia do Teatro, Culturas da Infância, Pesquisas sobre crianças, Teatro para bebês, Cena contemporâneaResumo
O presente artigo, fruto de dois anos de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica, trata de discussões acerca de práticas artísticas e pedagógicas desenvolvidas com e para crianças. Parte-se de um levantamento bibliográfico de produções e de pesquisas desenvolvidas em cursos universitários de Teatro e de Artes Cênicas no Brasil, a partir do ano de 2010, com o intuito de contemplar duas questões centrais que conduziram as investigações: o que se tem produzido, teoricamente, sobre Teatro para bebês? E que relações entre a cena contemporânea e o Teatro feito para Crianças têm sido evidenciadas nas discussões sobre essas práticas? Considera-se que, ainda que haja produções acadêmicas sobre os referidos temas, são alguns grupos teatrais que as têm levado para as universidades; conclui-se que é necessário investir na ampliação dos debates para que as práticas se alterem, no sentido de buscar relações menos didáticas e mais poéticas com as crianças, ressaltando que diálogos estabelecidos com a Pedagogia das Artes Cênicas podem ser profícuos no processo de criação de espetáculos que respeitem as especificidades das Infâncias.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).