GRÃOS DA VOZ: Culturas da Infância e Oralidade Performativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63133

Palavras-chave:

Licenciatura, Culturas da Infância, Oralidade, Performatividade, Teatralidade

Resumo

A travessia pelos componentes curriculares que orientam o estágio docente, no curso de Licenciatura em Teatro, pode abrir amplas possibilidades de atuação, sejam os estágios realizados em espaços formais ou não-formais de Educação, sejam estes feitos com crianças, adolescentes, jovens ou adultos. No presente artigo, busco refletir sobre necessidades específicas para a atuação de professores de Teatro junto a crianças, pois, a despeito de os licenciandos de Teatro terem acessado estudos e experiências de aprendizagem sobre Teorias da Educação e Pedagogias do Teatro, entendo que existe um potencial fluxo de estudos sobre as noções de infância, jogo, oralidade e teatralidade a serem empreendidos antes de se chegar às práticas de estágio e à atuação profissional. Mais precisamente, entendo ser preciso perguntar pelas alianças de saber a serem delineadas nos processos formativos desses educadores, considerando e tematizando saberes e repertórios da cultura lúdica. A ênfase do estudo está na ampliação e incremento do acervo de brincadeiras com a palavra, destacando os textos orais apropriados para a vocalização das crianças, a partir de pesquisas e registros sobre experiências sensíveis com culturas infantis populares (pessoais, familiares, comunitárias, formativas), repertoriando a oralidade lúdica em estado performativo.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

José Carlos Rêgo (Pinduka), Universidade Federal da Bahia

Artista docente e brincante, é pesquisador das Culturas da Infância, com ênfase na performatividade lúdica das tradições orais e seu cancioneiro, tendo-as como matriz e motivo para a criação de espetáculos e saraus do grupo Canastra Real: contos EM cantos. Cursou o bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral e a Licenciatura em Teatro na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA); é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (UFBA), sob orientação do Professor Dr. Gláucio Machado Santos.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

Rêgo (Pinduka), J. C. . (2025). GRÃOS DA VOZ: Culturas da Infância e Oralidade Performativa. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 48–80. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63133