GRÃOS DA VOZ: Culturas da Infância e Oralidade Performativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63133Palavras-chave:
Licenciatura, Culturas da Infância, Oralidade, Performatividade, TeatralidadeResumo
A travessia pelos componentes curriculares que orientam o estágio docente, no curso de Licenciatura em Teatro, pode abrir amplas possibilidades de atuação, sejam os estágios realizados em espaços formais ou não-formais de Educação, sejam estes feitos com crianças, adolescentes, jovens ou adultos. No presente artigo, busco refletir sobre necessidades específicas para a atuação de professores de Teatro junto a crianças, pois, a despeito de os licenciandos de Teatro terem acessado estudos e experiências de aprendizagem sobre Teorias da Educação e Pedagogias do Teatro, entendo que existe um potencial fluxo de estudos sobre as noções de infância, jogo, oralidade e teatralidade a serem empreendidos antes de se chegar às práticas de estágio e à atuação profissional. Mais precisamente, entendo ser preciso perguntar pelas alianças de saber a serem delineadas nos processos formativos desses educadores, considerando e tematizando saberes e repertórios da cultura lúdica. A ênfase do estudo está na ampliação e incremento do acervo de brincadeiras com a palavra, destacando os textos orais apropriados para a vocalização das crianças, a partir de pesquisas e registros sobre experiências sensíveis com culturas infantis populares (pessoais, familiares, comunitárias, formativas), repertoriando a oralidade lúdica em estado performativo.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
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