ANARRIÊ NESSA QUADRILHA: o corpo brincante petrificado
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.64776Palavras-chave:
Corpo brincante, Movência, Pandemia de covid-19, Quadrilha juninaResumo
Este ensaio pretende apresentar a experiência de artistas de quadrilhas juninas em Feira de Santana-BA no momento da pandemia de covid-19. Primeiramente, a proposta foi desvelar o título. Em seguida, narram-se experiências do corpo brincante em plena pandemia e compartilham-se as facetas criadas por brincantes de quadrilha junina, como estratégias para mover esses corpos. Para referendar essas narrativas, foram escolhidos teóricos, filósofos e pesquisadores que versam sobre temas como arte, virtualidade, cultura popular e corporeidades, como: Luciana Chianca; Luís Cláudio Figueiredo; Mikhail Bakhtin; Oswaldo Barroso; Pierre Lévy e Suely Rolnik. Por fim, conclui-se que a experimentação do corpo nunca cessa, pois não há possibilidades de esgotar suas potencialidades. Portanto, para desvelar o desconhecido, é preciso viver, mover-se, brincar e jogar com a vida
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).