O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO MODERNISTA DE ANTONIONI: o filme A Noite (1961) e a cidade modernista sob o olhar de Michelangelo Antonioni

Autores

  • Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.65519

Palavras-chave:

Dramaturgia, Cinema, Antonioni, Modernismo

Resumo

O presente artigo propõe um olhar sobre a configuração do drama no filme A Noite (1961), do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, tendo como foco desta observação a visão do cineasta sobre o projeto civilizatório moderno, que tem a cidade como o seu maior advento. O trabalho faz referência à peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, abordada aqui, tal como o filme de Antonioni, dentro do paradigma da modernidade, no qual subjaz um conflito entre a razão e as pulsões. As reflexões aqui propostas se apoiam em pensadores do cinema, do teatro e da filosofia, tais como David Bordwell, Gilles Deleuze, Jean-Paul Sartre, Jean-Pierre Sarrazac, José Garcez Ghirardi, Sérgio Paulo Rouanet, entre outros.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte, Universidade Federal da Bahia

Arquiteto e Urbanista formado pela UFBA (1999), bacharel em Artes Cênicas / Direção Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2008), especialista em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade do Mosteiro de São Bento da Bahia (2013), mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA (2023) e doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA.    

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Publicado

2025-09-02

Como Citar

Duarte, L. B. C. (2025). O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO MODERNISTA DE ANTONIONI: o filme A Noite (1961) e a cidade modernista sob o olhar de Michelangelo Antonioni. Cadernos Do GIPE-CIT, (54), 211–229. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.65519