O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO MODERNISTA DE ANTONIONI: o filme A Noite (1961) e a cidade modernista sob o olhar de Michelangelo Antonioni
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.65519Palavras-chave:
Dramaturgia, Cinema, Antonioni, ModernismoResumo
O presente artigo propõe um olhar sobre a configuração do drama no filme A Noite (1961), do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, tendo como foco desta observação a visão do cineasta sobre o projeto civilizatório moderno, que tem a cidade como o seu maior advento. O trabalho faz referência à peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, abordada aqui, tal como o filme de Antonioni, dentro do paradigma da modernidade, no qual subjaz um conflito entre a razão e as pulsões. As reflexões aqui propostas se apoiam em pensadores do cinema, do teatro e da filosofia, tais como David Bordwell, Gilles Deleuze, Jean-Paul Sartre, Jean-Pierre Sarrazac, José Garcez Ghirardi, Sérgio Paulo Rouanet, entre outros.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
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