IMPERMANÊNCIA E INTERSER: possíveis pilares conceituais na Atuação Cênica

Autores

  • Maria Luiza Tavares Cavalcanti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66065

Palavras-chave:

Pedagogia atoral, Mindfulness, Impermanência, Interser

Resumo

O texto explora a integração da prática meditativa mindfulness com a pedagogia teatral, utilizando os conceitos budistas de impermanência (anicca) e interser como pilares conceituais. A autora investiga como a atenção plena, o desapego e a aceitação da transitoriedade das experiências, incluindo o próprio eu, podem auxiliar atores a alcançar uma atuação mais autêntica e presente. Através de exercícios práticos e depoimentos de alunos, o texto demonstra como a meditação promove a conexão com o corpo, a abertura à vulnerabilidade e a superação de bloqueios criativos.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia do Autor

Maria Luiza Tavares Cavalcanti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora, Mestra e Bacharela em Artes Cênicas pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e graduanda em Psicologia no Centro Universitário IBMR (RJ). É professora na Gisele Alvim Escola de Dança (RJ), e atua como psicoterapeuta Somatic Experiencing, desde 2023. Foi Professora de Teatro no Nu Espaço - Curso Técnico profissionalizante (RJ), de 2009 a 2023.    

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Publicado

2025-09-02

Como Citar

Cavalcanti, M. L. T. (2025). IMPERMANÊNCIA E INTERSER: possíveis pilares conceituais na Atuação Cênica. Cadernos Do GIPE-CIT, (54), 157–172. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66065